quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO WALKER EVANS

Os tempos não poderiam ser mais apropriados (afinal, ainda estamos um bocado apreensivos a respeito da bendita crise econômica, que finalmente já deu sinais evidentes de que o pior já passou). É, enfim, por essas e outras, que você deve ir à exposição de Walker Evans, no Masp.

Walker Evans foi o fotógrafo que retratou a época da Grande Depressão, nos Estados Unidos. Ele foi contratado em 1935 para documentar os resultados de um programa de redução da pobreza em uma região rural do sul do país arruinada pela crise financeira. A ideia do governo era que Evans registrasse para a posteridade as obras do New Deal - e assim ele fez.
Depois disso, em 1936, Evans viajou com o escritor James Agee para ilustrar uma matéria para a revista Fortune. O fruto dessa viagem foi o livro Let Us Now Praise Famous Men, já que o artigo nunca foi publicado.
As fotografias são ao mesmo tempo objetivas e prosaicas. As figuras retratadas ganham dignidade através de suas lentes, apesar de toda a pobreza. Evans foi um grande cronista da vida americana do século 20; ele captou o drama humano sofrido por aquelas pessoas. Vá o quanto antes: é bom!
MASP: AV. PAULISTA, 1578, CERQUEIRA CÉSAR. TEL. (11) 3251-5644. http://www.masp.art.br/
RADAR55

Nenhum comentário: