sexta-feira, 30 de outubro de 2009

KANDINSKY NO GUGGENHEIM MUSEUM NY


Se você tiver alguma viagem programada para Nova York até janeiro de 2010, atenção: a exposição de Kandinsky, no Guggenheim Museum, está imperdível. E, ok, se não há nenhuma chance de você voar até lá, a internet está aí para isso mesmo.
A escolha de Kandinsky não foi à toa: este ano o Guggenheim comemora 50 anos, e o pintor russo foi figura chave em sua história. Solomon Guggenheim, fundador do museu, colecionava quadros de Kandinsky desde 1929. Uma curiosidade: a obra do pintor serviu até de inspiração para o projeto do edifício do Guggenheim nova-iorquino.
Kandinsky é considerado pioneiro na arte abstrata (e, de fato, inovou a pintura durante as primeiras décadas do século 20). Ele era advogado, mas, após ver um quadro de Monet e assistir a uma ópera de Wagner, decidiu mudar-se para Munique para dedicar-se à pintura (boa essa história, não?). Deu certo. E foi além: Kandinsky também tornou-se um conceituado teórico de arte.
Fica a dica para a próxima viagem. Mas, de qualquer forma, não deixe de dar uma olhada já na exposição online. Vale a pena - e muito!

Nenhum comentário: