domingo, 11 de outubro de 2009

Baltimore realiza velório de Edgar Allan Poe com réplica do corpo


Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite -Edgar Allan Poe

Depois de 160 anos da sua morte, o escritor americano Edgar Allan Poe foi homenageado neste final de semana em Baltimore, cidade na costa leste onde morreu e está enterrado.
Como parte do aniversário de 200 anos do nascimento do autor, Baltimore realizou dois velórios em homenagem ao escritor, morto em 1849.
Um museu dedicado ao escritor encomendou uma réplica do seu corpo, que foi exposto dentro de um caixão ao longo da semana. A réplica foi criada por um especialista em efeitos especiais e artigos para filmes.
A expectativa era de que tantas pessoas compareceriam ao velório que a cidade organizou duas cerimônias de velório no domingo, depois de uma vigília que durou a noite inteira.
No funeral de 1849, quando o autor morreu, praticamente ninguém compareceu ao velório. Poe morreu aos 40 anos, empobrecido e enlouquecido.
Edgar Allan Poe, que é considerado o precursor das histórias de detetive e um dos mestres dos livros de terror, é um dos escritores mais influentes da literatura americana.
Seu túmulo foi destruído ao longo do tempo. Seu obituário foi escrito por um jornalista que não gostava de Poe, o que prejudicou a reputação do autor por muito tempo.
Para compensar o tratamento recebido na época, os americanos prepararam uma série de eventos em homenagem ao autor este ano, desde uma série de palestras na Filadélfia a uma encenação da sua morte no Estado da Virgínia.BBC Brasil - Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: