quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biblioteca Nacional de Brasília

"A biblioteca é uma esfea cujo centro cabal é qualquer hexágono, cuja circunferência é inacessível " Jorge Luis Borges
Com o que há de mais avançado em tecnologias da informação e comunicação, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, está localizada no Setor Cultural Sul e compõe o Complexo Cultural da República, junto com o Museu Nacional.
Dirigida pelo prof. Dr. Antonio Miranda, bibliotecário, poeta e escritor,    a Biblioteca Nacional é considerada  a primeira grande biblioteca da língua portuguesa do século XXI.
Trata-se de uma vitrine da tecnologia de ponta aplicada à difusão de conhecimento contemporâneo, uma política institucional incentivadora das áreas de inclusão social e digital, à capacitação em competências
informacionais e à divulgação e popularização dos seus acervos. Para que isso aconteça, serão disponibilizados espaços planejados para apresentações e videoconferências, Espaço Infantil, Sala de Cursos, Espaço Adobe - Centro de Criação Digital, poltronas multimídia, Espaço CLIC, e acervo digital.
O projeto de implantação da BNB foi lançado em 2006. Executado pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com recursos do MCT e do GDF, abrangeu a instalação das infra-estruturas básicas do prédio, a composição dos acervos, a instalação de recursos tecnológicos para acesso aos acervos e aspectos especiais de acessibilidade para garantir a inclusão da população com necessidades especiais

Nenhum comentário: