quinta-feira, 29 de outubro de 2009

199 anos da Biblioteca Nacional

"Nenhum lugar proporciona uma prova mais evidente da vaidade das esperanças humanas do que uma biblioteca pública." (Samuel Johnson)
Hoje a biblioteca faz aniversário, 199 anos. Ano que vem é o bicentenário desse prédio que é tão importante para a história do nosso país. A biblioteca é considerada pela UNESCO a 8ª biblioteca nacional do mundo e a maior da América Latina. Foi criada no Rio, por decreto de Dom João VI, em 1810, denominada Biblioteca Real, aprimeira pública do país. A sede original, para onde foi transferida em 29 de outubro de 1810, data oficial de fundação, foi o convento da Ordem Terceira do Carmo, mas só foi aberta ao público Em 1814, abrigava 60 mil peças da Real Biblioteca de Lisboa. Depois foi transferida para o prédio da atual Escola de Música da UFRJ. A partir de 1910, passou a ocupar a sede da Cinelândia. O projeto foi

do engenheiro militar Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Tem estilo neoclássico, com enfeites art nouveau, estátuas de bronze e uma belíssima clarabóia em vitral colorido no saguão principal. E abriga o maior acervo de livros, jornais e documentos do país.

Nenhum comentário: