sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FERNANDA MONENEGRO 80 ANOS DE IDADE

São Paulo - Fernanda Montenegro completa hoje 80 anos de idade. Tem de arte quase o mesmo tempo de vida - iniciou sua carreira aos 16 anos na Rádio MEC -,
Atriz está em cartaz com a peça Viver sem tempos mortos no Rio de Janeiro, vai gravar a próxima novela de Sílvio de Abreu e filmar o longa A sogra. Foto: bansen.com.br / Reproducao da internet
anos de dedicação rigorosa e consciente à criação de bens simbólicos. Acabou tornando-se ela mesma um símbolo. À sua imagem estão colados atributos como talento, integridade, coerência, sensibilidade, inteligência e coragem para se posicionar publicamente.
Foi o que fez ao ser convidada para o exercer o cargo de ministra da Cultura, no governo Sarney. Recusou, mas não perdeu a oportunidade de sublinhar a significação pública do gesto, que definiu como "prova de amadurecimento político", e ressaltou: "pobre do país cujo governo despreza, hostiliza e fere seus artistas". Alguns anos depois, escreveria outra carta, ao então presidente Fernando Collor, em contundente protesto contra a suspensão da Lei Sarney e o fim da Embrafilme.
Ainda hoje, alguns trechos valem como manifesto. Cartas, depoimentos, transcrição de palestras de Fernanda representam hoje documentação que já integra a história do teatro nacional.
Depoimentos de Fernanda já renderam, pelo menos, três biografias. A vida de Fernanda Montenegro (Editora Rio) é a transcrição de um depoimento dado a Tânia Coelho no início da década de 80. Bem elaborada, Fernanda Montenegro, o exercício da paixão" (Editora Rocco, 1990) é fruto de uma série de entrevistas realizadas por Lucia Rito, retrabalhadas com arguto senso de observação pela autora. E acaba de sair pela coleção Aplauso, Fernanda Montenegro, a defesa do mistério, depoimento biográfico colhido por Neusa Barbosa.
Em cartaz com Viver sem tempos mortos no Rio de Janeiro até o fim de novembro, Fernanda Montenegro começa a gravar, no final do ano, a próxima novela de Sílvio de Abreu; vai filmar o longa A sogra, com direção e roteiro de seu filho Cláudio Torres; e ainda pretende estrear um novo espetáculo em Portugal em 2111. No palco, ela defende um monólogo, sob direção de Felipe a atriz narra pensamentos e passagens autobiográficas de Simone de Beauvoir,escritora, pensadora, ensaista e partceirqa do filósofo Jean-Paul Sartre, que revolucionou a visão do feminino.É quase impossível ser brasileiro e não ter gravado na memória um momento de atuação de Fernanda Montenegro, seja no teatro, no cinema ou na televisão. Só talento? Personalidade? O que torna uma atriz a um só tempo reconhecida pela crítica e popular? Há sempre um mistério envolvendo as grandes trajetórias Aos 80 anos, a voz de Fernanda ressoa por palcos e telas. Sobre seu aniversário ela fala "'Eu tenho a pretensão de, talvez, estar vivendo sem tempos mortos". (viver)

Nenhum comentário: