sábado, 17 de outubro de 2009

Incêndio atinge casa do artista plástico Hélio Oiticica e destrói acervo no Rio


Um incêndio atingiu a casa da família do artista plástico Hélio Oiticica no Jardim Botânico, zona sul do Rio, na noite de sexta-feira (16). Quase todo o acervo do artista ficou destruído.
 fogo atingiu uma sala localizada no primeiro andar da casa, local onde estavam guardadas as pinturas e esculturas do artista.
No momento do incêndio, a família estava reunida do terceiro andar da casa, mas quando sentiram o cheio da fumaça, as obras já estavam em chamas.
"Sinto que eu fracassei porque minha missão, depois que me aposentei, era cuidar da obra dele, da divulgação e da guarda da obra dele", disse a jornalistas César Oiticica, irmão do artista plástico.
Segundo ele, o fogo destruiu 90% da obra, e o prejuízo pode chegar a US$ 200 milhões, de acordo com a Globonews.

2 comentários:

lucia leão disse...

Ainda bem que temos as fotos, não é Rê? Quem sabe o Hélio Oiticica não preferisse assim? Que graça teria o parangolé sem aquele sorriso branco no rosto negro, tão bem contrastados com a suavidade do amarelo e do azul!

Regbit disse...

TELEJORNALISMO EM CLOSE - As notícias que leio conheço antes mesmo de ler‏
De: Paulo José Cunha (pjcunha@unb.br)
Enviada: sábado, 17 de outubro de 2009 16:56:22
Para: "Undisclosed-Recipient:;"@mail.unb.br

TELEJORNALISMO EM CLOSE


As notícias que leio

conheço antes mesmo de ler



“Trá-lá-lá, trá-lá-lá, ê, ê!

O jornal de manhã chega cedo

Mas não traz o que eu quero saber

As notícias que leio, conheço,

Já sabia antes mesmo de ler...”



Torquato Neto em “Domingou”, de 1967, com Gilberto Gil



Outro dia, quando esteve na Faculdade de Comunicação da UnB para lançar seu livro “Jornal Nacional – Modo de fazer”, perguntei a William Bonner sobre a angústia de fechar o principal telejornal do país sabendo que raramente irá dar uma notícia exclusiva, já que os sites e blogs da internet, com sua ducha permanente aberta despejando informação nova nos computadores do planeta fez com que jornais, revistas, telejornais, radiojornais e até alguns webjornais cheguem velhos ao consumidor.

Concluir que a internet está impondo uma forma nova de fechar a primeira página ou a escalada do Jornal Nacional é muito pouco. Na verdade, o que vem ocorrendo é uma revolução em escala planetária e em ritmo eletrônico na forma de se fazer um troço chamado jornalismo, da primeira à última página. Revolução que alcança, inclusive, a linguagem que acabei de usar, uma vez que o conceito de página, diante de um mundo noticiado em real time, foi virado pelo avesso. Quando bato os olhos em alguns jornais impressos, inclusive os jornalões do eixo Rio-São Paulo, e os vejo repetindo bovinamente o que já saiu no UOL ou no Terra, não consigo conter o riso. Porque, diante do alerta de estudiosos do mundo inteiro, até hoje eles não entenderam que sua função mudou. É muito mais a de contextualizar e analisar do que informar. Os meios eletrônicos - inclusive a televisão! -, já fizeram a fineza de distribuir o que interessa na área do hard-news. Cabe aos impressos (e aos eletrônicos que pretendem resumir o dia) destrinchar a história, torná-la “compreensível”. Quem não faz isso me lembra aquele tempo, e não faz muito, em que os jornais, durante a Copa do Mundo, abriam manchetes no dia seguinte ao jogo dizendo: “Brasil vence a Argentina por 2 x 0”. “Quá! A gente já viu na TV! A gente acompanhou o jogo pelo rádio!” Pois pode ir à banca da esquina e continue a rir, porque mais de meio século depois e muitos jornais continuam a noticiar aquilo que Deus, o Diabo e o mundo já sabiam há muito tempo.



Bonner respondeu à minha pergunta concordando com a angústia. Disse que nesses casos as equipes se esforçam para fazer novas abordagens, ouvir outros personagens. E, sem explicar a razão, garantiu que a audiência do JN cresce quando morre uma pessoa famosa, mesmo que o assunto fique repicando na internet, no rádio e na própria televisão o dia inteiro. Não tive direito a réplica, até porque a prioridade, durante a palestra, era dos alunos. Se tivesse, diria suspeitar que essa elevação de audiência se deve ao grande número de pessoas ainda sem acesso à internet; à necessidade do público à “informação organizada”, capaz de fazê-lo entender a dimensão da notícia; à expectativa de que o JN antecipe as conseqüências e contextualize o fato; e à esperança do público de que o telejornal explore um ou outro ângulo que tenha escapado aos blogs e sites de notícias.

Informação organizada, ângulos inusitados, contextualização e antecipação de consequências. Talvez aí esteja a saída para o imbroglio em que se meteu a imprensa, digamos, tradicional, com a avalanche da internet. Quem tiver juízo vai prestar atenção nesses três aspectos. Quem não tiver, lamento muito, mas vai terminar fechando o boteco. Inclusive o JN.

“As notícias que leio, conheço/ Já sabia antes mesmo de ler”, anunciou premonitoriamente o poeta mais de 40 anos atrás, quando nem se imaginava que um dia existiria uma coisa chamada internet. É bom prestar atenção no que ele escreveu. Naquela época o JN se preparava para usar fraldas...