segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Comissão concede primeiro Nobel em Economia a uma mulher; dupla divide prêmio


 Economistas americanos Elinor Ostrom e Oliver Williamson ganharam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia. Ostrom é também a primeira mulher a receber o prêmio de Economia desde sua instituição, em 1968.
O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), foi concedido a Ostrom por seu trabalho na demonstração de como propriedades em comum podem ser utilizadas por associações de usuários e a Williamson por sua teoria sobre resolução de conflitos entre corporações.
"Nas últimas três décadas, esses trabalhos seminais contribuíram para fazer avançar a pesquisa em governança econômica das margens para a dianteira da atenção científica", declarou o comitê, em um comunicado.
Elinor Ostrom, da Universidade de Indiana (centro), "demonstrou como as co-propriedades podem ser administradas com eficácia por associações de usuários", destacou o comitê.
Oliver Williamson, da Universidade californiana de Berkeley (oeste) e nascido em 1932, "mostrou que os mercados e as organizações hierárquicas, à imagem das empresas, têm estruturas de governança alternativas que diferem no seu modo de resolver conflitos de interesse".
O prêmio Nobel de Economia é entregue pela Academia Real de Ciências da Suécia, mas foi instituído pelo banco central da Suécia. O prêmio em dinheiro, além de uma medalha de ouro e um diploma são entregues aos vencedores pelo rei da Suécia no dia 10 de dezembro --aniversário da morte de Alfred Nobel, em 1896.folha online

Nenhum comentário: