Um painel formado por quatro jurados selecionou, sem conhecer detalhes, sua foto "Tarde chuvosa" dentre um número recorde de 3.890 inscrições de fotógrafos profissionais e amadores em 91 países. A foto vencedora retrata uma mulher transportando batatas para um mercado local no Vietnã durante uma forte chuva. Os ganhos da mulher ajudam a alimentar seu marido e dois filhos.
O Grande Prêmio de 2013 é um vale-presente no valor de US$2.000 em equipamentos fotográficos.
Os jurados também selecionaram 28 outras fotos de todas as partes do mundo como vencedoras regionais, finalistas e menções especiais, que foram escolhidas tanto por sua excelência técnica quanto pela representação das histórias e das faces por trás da inclusão financeira.
Cabe destacar a vencedora
regional do Sul da Ásia,
"Carregador de tijolos", inscrita por Moksumul Haque de Bangladesh. A foto captura tijolos sendo jogados para o ar, fazendo com que o espectador imagine o que aconteceu logo depois que a foto foi tirada.
Pelo segundo ano consecutivo, uma votação popular no site de
CGAP
terminou uma vencedora pela Escolha do Público.
Os eleitores escolheram "Talentosa Nesma", inscrita por Mohamad Gouda, do Egito, que retrata uma mulher que alavancou um microcrédito para montar uma empresa de pinturas e bordados. A foto recebeu 1.236 votos, quase 400 votos a mais do que a próxima foto mais popular.
Fotógrafos de mais de 90 países fizeram deste ano o mais competitivo do concurso de fotografia do CGAP, que acaba de encerrar a oitava edição consecutiva de seu concurso. O painel de jurados
de 2013 foi formado por Suzanne Lemakis, Diretora do Departamento de Belas Artes do Citigroup, Mohammad Rakibul Hasan, o vencedor do concurso de fotografia do CGAP de 2010 e fotógrafo profissional de Bangladesh, Stelios Varias da Reuters e Indira Williams, Gerente Sênior de Recursos Visuais do Newseum.
Na conclusão da sessão de julgamento, realizada em 1º de novembro de 2013, Williams observou, "Esta foi uma incrível coleção de fotos e fiquei impressionada com sua qualidade". "A qualidade das fotos foi realmente excepcional este ano", acrescenta Lemakis.
O concurso anual de fotografia do CGAP tem por objetivo destacar os fotógrafos profissionais e amadores que se sobressaem retratando a inclusão financeira em todo o mundo. Através de
marcantes fotografias, o CGAP apresenta as diferentes maneiras pelas quais famílias pobres controlam suas vidas financeiras e como a inclusão financeira pode melhorar as vidas das pessoas na base da pirâmide econômica.
"Fotos da sociedade e da desigualdade social podem ajudar a eliminar a pobreza através da criação da conscientização social", finaliza Mohammad Rakibul Hassan.
Fonte: PR NewsWire /http://www.cgap.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário