sábado, 23 de novembro de 2013

O VENCEDOR DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CGAP 2013 É TRUONG MINH DIEN, DO VIETNÃ

Um painel formado por quatro jurados selecionou, sem conhecer detalhes, sua foto "Tarde chuvosa" dentre um número recorde de 3.890 inscrições de fotógrafos profissionais e amadores em 91 países. A foto vencedora retrata uma mulher transportando batatas para um mercado local no Vietnã durante uma forte chuva. Os ganhos da mulher ajudam a alimentar seu marido e dois filhos.
O Grande Prêmio de 2013 é um vale-presente no valor de US$2.000 em equipamentos fotográficos.
A man carries newspapers in his hands and on his head.
Os jurados também selecionaram 28 outras fotos de todas as partes do mundo como vencedoras regionais, finalistas e menções especiais, que foram escolhidas tanto por sua excelência técnica quanto pela representação das histórias e das faces por trás da inclusão financeira. 
Two men pour grain into bins.
Cabe destacar a vencedora
 regional do Sul da Ásia, 
A man transports bricks
"Carregador de tijolos", inscrita por Moksumul Haque de Bangladesh. A foto captura tijolos sendo jogados para o ar, fazendo com que o espectador imagine o que aconteceu logo depois que a foto foi tirada.
A man lays colored fabric down to dry.
Pelo segundo ano consecutivo, uma votação popular no site de 
 CGAP
 terminou uma vencedora pela Escolha do Público.
A women painting.
 Os eleitores escolheram "Talentosa Nesma", inscrita por Mohamad Gouda, do Egito, que retrata uma mulher que alavancou um microcrédito para montar uma empresa de pinturas e bordados. A foto recebeu 1.236 votos, quase 400 votos a mais do que a próxima foto mais popular.
Men working at a tire production factory.
Fotógrafos de mais de 90 países fizeram deste ano o mais competitivo do concurso de fotografia do CGAP, que acaba de encerrar a oitava edição consecutiva de seu concurso. O painel de jurados 
Men load a truck with oranges.
de 2013 foi formado por Suzanne Lemakis, Diretora do Departamento de Belas Artes do Citigroup, Mohammad Rakibul Hasan, o vencedor do concurso de fotografia do CGAP de 2010 e fotógrafo profissional de Bangladesh, Stelios Varias da Reuters e Indira Williams, Gerente Sênior de Recursos Visuais do Newseum.
Women travese sand dunes carrying fishing nets.
 Na conclusão da sessão de julgamento, realizada em 1º de novembro de 2013, Williams observou, "Esta foi uma incrível coleção de fotos e fiquei impressionada com sua qualidade". "A qualidade das fotos foi realmente excepcional este ano", acrescenta Lemakis.
A man repairs a shoe in his shop.
O concurso anual de fotografia do CGAP tem por objetivo destacar os fotógrafos profissionais e amadores que se sobressaem retratando a inclusão financeira em todo o mundo. Através de 
A woman sits against a wall weaving.
marcantes fotografias, o CGAP apresenta as diferentes maneiras pelas quais famílias pobres controlam suas vidas financeiras e como a inclusão financeira pode melhorar as vidas das pessoas na base da pirâmide econômica. 
A man carefully printing something on paper.
"Fotos da sociedade e da desigualdade social podem ajudar a eliminar a pobreza através da criação da conscientização social", finaliza Mohammad Rakibul Hassan.
Fonte: PR NewsWire /http://www.cgap.org/

Nenhum comentário: