quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Millôr Fernandes é o homenageado da Flip 2014









Uma novidade marca a escolha do autor homenageado da 12ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty: pela primeira vez o destaque vai para um autor contemporâneo: Millôr Fernandes. Mestre do humor, o Guru do Méier recebe a homenagem dois anos após sua morte, ocorrida em março de 2012, aos 88 anos.

Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico e uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira, 

Millôr deixou uma inesgotável obra literária e intelectual, incluindo peças de teatro, livros 
de prosa e poesia, romances, desenhos, exposições de pintura, traduções, roteiros de cinema e textos na imprensa.


“Millôr trazia o mundo da Flip num homem só: da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai. Sua crítica ao poder é fundamental no Brasil de 2014”, afirma Paulo Werneck, curador da Flip.

É também a primeira vez que a Flip homenageia um autor que já esteve na Tenda dos Autores: Millôr participou da primeira Flip, em 2003, ao lado de Ruy Castro – também convidado, Luis Fernando Veríssimo não pôde comparecer.
"Não foi por acaso que Millôr esteve entre os convidados da primeira Flip. Em seu trabalho, podemos reconhecer princípios que nortearam a festa literária, que dissolve fronteiras e promove a integração entre as artes. 

E que, assim como a obra de Millôr, fala para um público abrangente, sem perder a erudição”, afirma Mauro Munhoz, diretor geral da Flip e diretor-presidente da Associação Casa Azul, sua realizadora.
A próxima edição da Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2014. Realizada sempre no início de julho, terá nova data em função da Copa do Mundo, que será em julho no Brasil.imagens bin/fonte 

Nenhum comentário: