quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Shalom, Arik Einstein .Israelenses se despedem de ídolo musical



Cantor / compositor Arik Einstein, que morreu repentinamente na noite de terça,27 de novembro aos 74 anos, foi o pivô de um tipo especial de nostalgia israelense. Alto, bonito e talentoso, ele foi o primeiro ídolo do showbiz autêntica de que a primeira geração de israelitas ou nascidos ou criados em um estado judeu independente.

 Se por nada mais do que isso, o seu lugar nos anais da música e do entretenimento israelense está garantida. Levantou-se especial destaque no início dos anos 1960, uma época em que o fenômeno ídolo teen no exterior estava atingindo o que para esse período foi um crescendo estridente. Seus ecos residuais estavam começando a reverberar aqui também.


E Einstein foi adulado, provavelmente, como ninguém antes dele era no cenário israelense evoluindo. Para ter certeza, o seu apelo não foi limitada a estudantes apaixonados. Sua figura esguia, de menino boa aparência e maneira discreto ele ganhou adeptos em todas as faixas etárias. 

Ele se tornou o ícone por excelência Sabra e pendurado com aparente facilidade com essa distinção por muitos anos. Incrivelmente (por critérios de hoje), ele não foi para a sua cabeça. Ele nunca foi cheio de si, nunca obcecado por sua própria fama, nunca ostensivo, nunca carregado com bling, nunca exigindo privilégios como se fossem sua dívida. 

Foi principalmente a medida do homem, mas, pelo menos em pequena medida, também a medida de uma era menos materialista e menos pretensioso. É quase melancólico-engendramento comparar seu comportamento modesto ao da atual safra de celebridades, que não só anseiam notoriedade, mas que abusam da sua fama de acumular riqueza (nem sempre legitimamente) e cercar-se com os prazeres da carne (muitas vezes ilegalmente).
Tornam-se role-models prejudiciais para jovens impressionáveis ​​em uma sociedade onde a permissividade excessiva borra diretrizes morais remanescentes. Eles são exatamente o que Einstein nunca se permitiu tornar-se. É instrutivo observar que ele morreu na mesma casa Tel Aviv, onde viveu desde o seu nascimento em 1939. 
Ele nasceu para encenar realeza. Seu pai, Yaacov, foi um ator principal no Teatro Ohel, mas isso também não foi para a cabeça do jovem Arik, embora ele aspirava a seguir os passos de seu pai. que é muitas vezes esquecido, hoje, é que ele não era apenas um cantor, mas ganhou popularidade em produções teatrais satíricos. Ele tinha um alargamento original para a comédia. Como um galã, ele também se tornou uma estrela de cinema (a kibbutznik em Sallah Shabbati, por exemplo).
Por um tempo, ele parecia onipresente, ganhando o faturamento superior em uma variedade de gêneros. Além disso, ele era mais do que um artista talentoso. Ele escreveu a letra e música composta também. Havia uma qualidade muito soulful marcada para sua produção criativa, que garantiu seu apelo duradouro, apesar das vicissitudes de modas e gostos. Mais uma vez, grande parte da safra atual de aqui-foi-a-dia de amanhã sucessos sofre muito em comparação com suas melodias e versos duráveis.
 Sua originalidade emotiva e alfabetizado facilmente torres sobre os seus homólogos latterday superficiais e banais. Einstein não era desprovido de pontos de vista políticos e escreveu o que ele considerava canções de protesto. Mas estes nunca foram in-your-face e sua sofisticação discreta lhes valeu a aceitação de todos os lados do espectro político. Ao contrário de todas as demais celebridades contemporâneas, Einstein nunca assumiu que o seu status de estrela deu-lhe um exemplo extraordinário nos assuntos públicos. Na verdade, ele não acreditava que isso lhe dava qualquer direito especial em qualquer esfera da vida. Ele claramente não tinha a vulgaridade e a arrogância tão comum no centro das atenções nos dias de hoje. Inegavelmente, ele evitou o brilho e glitter. Ele raramente saía de casa. Ele ressaltou, porém, que ele não era de forma um recluso. Ele até escreveu uma canção cujo refrão é:



"Eu gosto de estar em casa, com o chá e o limão e os livros velhos .... . com o mesmo amor e os mesmos hábitos " em sua canção, San Francisco, ele apreciou a beleza da cidade norte-americana, mas ansiava pelo calor e o charme da Terra de Israel.  



"Dê-me um pedaço de Monte Tabor e a Kinneret", ele cantou. Uma das últimas canções memoráveis ​​que ele cantou foi em 2011 para homenagear o regresso a casa do soldado sequestrado Gilad Shalit IDF.
 "Você sempre será um herói," Einstein cantava. "Você tem permissão para chorar." Agora podemos dizer o mesmo sobre Arik Einstein.
 
imagens internet/www.nytimes.com/2013/11/28/arts/music/arik-einstein...

Nenhum comentário: