quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sarah Bernhardt a mais famosa atriz da história do mundo



Henriette Rosine Bernardt , conhecida mundialmente por Sarah Bernhardt, foi uma atriz e cortesa francesa, já chamada por alguns durante "a mais famosa atriz da história do mundo". 

Bernhardt fez sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente .
Henriette Rosine Bernard nasceu em Paris nesta data. (ou esta semana, de qualquer maneira - fontes divergem quanto à data precisa), em 1844 Em 1905, ela machucou o joelho direito durante uma apresentação no Rio de Janeiro. 
Dez anos mais tarde, quando Bernhardt foi de 71, teve a perna amputada, e começou a usar uma prótese de perna de pau. Os fãs de Bernhardt, e havia muitos, esperou ansiosamente por notícias de sua recuperação.
 Conta-se que o gestor da Expo Pan-Americana, em San Francisco, enviou um telegrama, oferecendo-lhe 100.000 dólares em troca do direito de expor sua perna. Mensagem de resposta do Bernhardt disse apenas "Qual perna?"(Ela não aceitou a oferta.) 
(Foto: Getty Images / FPM)
Bernhardt apareceu em várias peças de teatro e em pelo menos dois filmes após sua amputação. Teatro historiadores acreditam que a mudança pode realmente ter melhorado sua atuação: sem acesso ao grandioso teatro físico, ela escolheu papéis com cuidado, e concentrou-se no uso de sua voz "DE OURO " ., expressões faciais e gestos sutis de se comunicar caráter.

 Sarah foi uma das primeiras mulheres a desempenhar o papel de Hamlet, em sua estréia no cinema em 1900 no duelo de Hamlet . 
Ela era considerada uma das estrelas dos "filmes silenciosos."
 Ela morreu em Paris em 26 de março de 1923 com a idade de 78. Um de seus apelidos é "The Sarah Divino". Um de seus filmes é Mães da França.  Veja também: A coleção de Sarah Bernhardt no Centro Ransom Humanities Research Harry na Universidade do Texas em Austin

Nenhum comentário: