sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela morre aos 95 anos em sua casa em Johanesburgo

"O que conta na vida não é o simples fato de que temos vivido. É o que temos feito diferença para a vida dos outros que irão determinar o significado da vida que levamos "-. Nelson Mandela 

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela morreu em paz em sua casa em Johanesburgo nesta quinta-feira, depois de uma prolongada infecção pulmonar, disse o atual mandatário da África do Sul, Jacob Zuma.
Mandela, primeiro presidente negro do país e um ícone antiapartheid, emergiu após 27 anos das prisões do regime para ajudar a guiar o país a superar o derramamento de sangue e alcançar a democracia.
"Companheiros sul-africanos, nosso amado Nelson Rohlihla Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, partiu", disse Zuma.
"Nosso povo perdeu um pai. Embora soubéssemos que esse dia chegaria, nada pode diminuir a nossa sensação de uma perda profunda e duradoura. Sua luta incansável pela liberdade ganhou o respeito do mundo", acrescentou.
AFP

Mandela terá um funeral de Estado completo,
 disse Zuma, ordenando que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro.


 Mandela saiu da obscuridade rural para desafiar o poder do governo da minoria branca, uma luta que deu ao século 20 uma das figuras mais respeitadas e amadas.
Ele foi um dos primeiros a defender a resistência armada ao apartheid em 1960, mas foi rápido em 

pregar a reconciliação e o perdão quando a minoria branca do país começou relaxar o controle após mais de 30 anos no poder.
Mandela foi eleito presidente em eleições multirraciais em 1994 e se aposentou em 1999. Continuação...www.nelsonmandela.org/‎fonte Reuters Videos:
.youtube?imagens internet e facebook

Um comentário:

Unknown disse...

Descansa em paz Mandela