sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O multi-instrumentista, compositor e arranjador brasileiro Egberto Amin Gismonti é ...Egberto Gismonti

“Na realidade, o que exercitei sozinho, de forma autodidata, foi a transferência do estudo do piano para o violão. Morando em Nova Friburgo eu não poderia estudar violão, já que não existiam escolas. 
Daí, usei os princípios técnicos do estudo de piano, e das matérias paralelas ao estudo tradicional de piano, como teoria musical, solfejo, harmonia, contraponto, composição, orquestração, etc., na criação de um método pessoal para estudar violão. Evidentemente que na época eu achava que fosse normal essa transferência. 
Mais tarde, fui descobrindo que não acontecia com todos os músicos. Um exemplo objetivo deste estudo aconteceu quando conheci baden Powell , lhe disse que tocava suas músicas, e ele pediu que as tocasse. Como eu havia tirado de ouvido todo o repertório do LP ‘O Mundo Musical De Baden Powell’ (Barclay/RGE, LP/1964, CD/2002) e escrito as partituras para estudar, as tocava exatamente como ele - se eu não tinha a técnica, tinha o conhecimento de todas as notas que ele tocara. Ele me perguntou muitas vezes quem tinha me ensinado e eu dizia ‘tirei do disco’... O resumo disso é que, além da minha admiração e respeito, nos tornamos amigos inseparáveis.”

http://www.allmusic.com/artist/egberto-gismonti-mn0000661687

Nenhum comentário: