domingo, 9 de fevereiro de 2014

Trecho do "uma árvore cresce no Brooklyn" por Betty Smith

Foto: "Son mágicos los instantes en que un niño se entera de que puede leer las palabras impresas.
Durante un tiempo, Francie sólo sabía pronunciar las letras una a una, para luego juntar los sonidos y formar una palabra. Pero un día, mientras hojeaba un libro, la palabra "ratón" le apareció entera y de inmediato adquirió sentido. Miró la palabra y la imagen de un ratón gris se estampó en su cabeza. Siguió leyendo y cuando entrevió la palabra "caballo", oyó los golpes de sus cascos en el suelo y vio el sol resplandecer en sus crines. La palabra "corriendo" la golpeó de repente, y ella empezó a jadear, como si de verdad hubiese estado corriendo. La barrera entre el sonido de cada letra y el sentido de una palabra entera se había caído. Ahora, con un simple vistazo, la palabra impresa le revelaba su sentido. Leyó rápidamente unas páginas y estuvo a punto de desmayarse por la emoción. Quería gritarlo al mundo entero: ¡sabía leer! ¡Sabía leer!
A partir de entonces el mundo se hizo suyo a través de la lectura. Nunca más se sentiría sola, nunca más añoraría la compañía de un amigo querido. Los libros se volvieron sus únicos aliados. Había uno para cada momento: los de poesía eran compañeros tranquilos, los de aventura eran bienvenidos cuando se aburría, y las biografías cuando deseaba conocer a alguien. Ya adolescente, llegarían las historias de amor. La tarde que descubrió que podía leer, se prometió leer un libro al día durante el resto de su vida."

(Fragmento de “Un árbol crece en Brooklyn” de Betty Smith)
"Os momentos em que uma criança aprende que ele pode ler palavras impressas são mágicos.
Por um tempo, Francie sabia somente como pronunciar as letras uma a uma, em seguida, juntar sons para formar uma palavra. Mas um dia, enquanto ele navegou um livro, a palavra "rato" 
Foto: "Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se."
Clarice Lispector

Bom dia meus amigos!!!
apareceu-lhe para ser inteira e adquirida imediatamente senti. Ele olhou para a palavra e a imagem de um rato cinzento está estampada na cabeça. Ele continuou a leitura e quando vi a 
Foto: Você sabe a origem da palavra "sincera"?

A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado -, que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:

- Como é lindo! Parece até que não tem cera!

"Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana. O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração. SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe... E essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma."

(Malba Tahan)
palavra "cavalo", ouvi os golpes de seus capacetes no chão e vi o sol brilhar em sua juba. A palavra "execução" de repente bateu nela, e ela começou a calça, como se realmente tinha sido executado. A barreira entre o som de cada letra e o sentido de uma palavra inteira tinha caído. Agora, com um simples olhar, a palavra impressa revelou-lhe seu sentido. Ele rapidamente ler algumas páginas e estava à beira do desmaio por emoção. Eu queria gritar ao mundo: sabe ler! Eu sabia ler!
Desde então, o mundo é endossado pela leitura. Nunca me sinto sozinho, nunca añoraría a companhia de um amigo querido. Os livros tornaram-se seus aliados único. Havia um para cada momento: a poesia foram companheiros tranquilos, a aventura foi bem-vindo quando eu estava entediado e biografias quando queria conhecer alguém. Já adolescente, viria as histórias de amor. À tarde, que ele descobriu que ele podia ler, foi prometido a ler um livro por dia pelo resto de sua vida."

http://www.goodreads.com/author/show/2327917.Betty_Smith

Nenhum comentário: