quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Coluna da Rê:O que se passa Como a crise na Argentina pode afetar o Brasil?

revista Veja
Imersa em mais uma turbulência econômica, a Argentina viu recentemente sua moeda, o peso, sofrer a maior desvalorização num único dia dos últimos 12 anos. A queda acumulada é de 8,43% ao ano.
A manobra é impulsionada pelo governo, que quer evitar a fuga de dólares do país e o aprofundamento da crise. E o Brasil deve, sim, sentir efeitos dessa crise, segundo especialistas.
publico.pt
Atualmente em cerca de US$ 29,1 bilhões, as reservas argentinas se encontram em níveis preocupantes - o "mínimo do mínimo", dizem economistas. Em comparação, o Brasil detém reservas de cerca de US$ 350 bilhões, segundo números do Banco Central atualizados em dezembro de 2013.
A desvalorização do peso vem com uma alta ainda maior dos preços dos combustíveis, alimentos e uma série de outros produtos. 
apagones argentinainfolatam
Os salários, no entanto, não tem acompanhado a inflação e a defasagem nos rendimentos é outro problema. Em dezembro, policiais de várias províncias entraram em greve, abrindo caminho para uma onda de saques e distúrbios no país. Confira a matéria: http://bbc.in/1fIFNXw 

Nenhum comentário: