terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Minha homenagem ao grande artista Bianchettia os ceus espera

foto correio braziliense
"Não sabia se era melhor ser aluno ou professor"
Glênio Bianchetti estará presente na abertura da exposição no MASM. (Foto: Reprodução)
Nascido em Bagé (RS) em 1928, Glênio Bianchetti iniciou seus estudos artísticos na década de 1940 sob orientação de José Moraes. 

Em 1949, ingressou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde foi aluno de Iberê Camargo.

 Três anos depois, fundou o Clube de Gravura de Bagé, ao lado de Glauco Rodrigues e Danúbio Gonçalves. O grupo defendia a popularização da arte por meio da abordagem de temas sociais e regionais em um estilo figurativo realista com traços expressionistas. Com os amigos Carlos Scliar e Vasco Prado, Glênio fundou o Clube de Gravura de Porto Alegre.

 Em 1953, dirigiu o setor gráfico da Divisão de Cultura e Educação da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Nesse período, ele ilustrou obras literárias e realizou seus primeiros painéis em espaços públicos.

 Em 1962, transferiu-se para Brasília, onde ajudou a construir a Universidade de Brasília. Na instituição, lecionou disciplinas de desenho no Instituto de Artes Visuais. No início da década de 1970, colaborou na criação do Museu de Arte de Brasília. Participou de exposições no Brasil e no exterior e, em 1999, no Palácio Itamaraty, foi homenageado com a retrospectiva dos seus 50 anos de carreira. Em 2009, a vida de Glênio ganhou as telas em um documentário de 52 minutos dirigido por Renato Barbieri.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%AAnio_Bianchetti/fotos retirada facebook

Nenhum comentário: