quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Clint Eastwood lança filme sobre Mandela em dezembro

                                           
Clint Eastwood: nova chance ao Oscar com cinebio de Nelson Mandela, a ser lançada 11 de dezembroInvictus, cinebiografia de Nelson Mandela sob direção de Clint Eastwood, ganhou data de lançamento nos Estados Unidos: 11 de dezembro. A informação é do site da revista Variety.
Adaptação do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation ("jogando o inimigo: Nelson Mandela e o jogo que fez uma nação", em livre tradução), do jornalista britânico John Carlin, o filme terá Morgan Freeman no papel do líder sul-africano (o ator trabalhou com Eastwood em Menina de Ouro). Matt Damon interpretará François Pienaar, capitão da seleção sul-africana de rugby.A história se desenvolve em 1995, ano seguinte à primeira eleição direta da África do Sul pós-apartheid, da qual Mandela saiu vencedor. Naquele ano, o país venceu a Copa do Mundo de Rugby, e Mandela protagonizou uma cena histórica: o primeiro presidente negro do país desceu ao campo vestido com o uniforme da seleção, e cumprimentou os jogadores. O rugby, esporte praticado pela elite sul-africana, era tido como um símbolo da segregação entre negros e brancos.


O filme foi batizado a partir de um poema escolhido por Eastwood: "Invictus" ("invicto"), escrito pelo britânico William Ernest Henley e recitado em diversas aparições públicas pelo próprio Mandela. Nao tem data marcada para ser exibido no Brasil.

Nenhum comentário: