terça-feira, 24 de novembro de 2009

Brasília, a última utopia


O longa-metragem Brasília, a última utopia foi produzido por José Pereira, com o apoio do ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Cultura, José Aparecido de Oliveira. Seis episódios mostram diversos aspectos da paisagem humana e física do planalto central, Brasília em particular: Paisagem Natural, de Vladimir Carvalho; O Sinal de Cruz, de Pedro Jorge de Castro; A Capital dos Brasis, de Geraldo Moraes; A Volta de Chico Candango, de Roberto Pires; Além do Cinema do Além, de Pedro Anísio; e Suíte Brasília, de Moacir de Oliveira.
Sinopse: Do ermo surgiu o cimento, o ferro, o monumento. O engenho e a arte fizeram a paisagem onde só havia a natureza torta do cerrado. Brasília nasceu do sonho de D. Bosco ao fantástico realismo de J. K. Vértice do poder e pirâmide do estado social representada pelo poder legislativo na figura majestosa do congresso nacional. Com um olho no terceiro milênio. Com uma história que é a síntese do falar brasileiro. Com uma história que é também a síntese do sonhar brasileiro. Em menos de 30 anos, Brasília é patrimônio cultural da Humanidade com reconhecimento especial da Unesco.
Além do Cinema do Além, de Pedro Anísio, Ana Maria Magalhães, J. Pingo, Joel Barcelos e Raul de Xangô.
Spirit, personagem de Will Eisner, sai dos quadrinhos para investigar o misticismo em Brasília.
A Capital dos Brasis, de Geraldo Moraes, documentário abordando Brasília a partir dos seus pontos de encontro, nos quais vem sendo criado um novo sotaque, fruto da mistura dos falares regionais.
A Paisagem Natural, de Vladimir Carvalho, o documentário descortina a vasta natureza que circunda a urbe brasiliense e nela se insinua.
O Sinal da Cruz, de Pedro Jorge de Castro, com B. de Paiva, Regina Dourado, João Antônio – Alegoria que reconta a história do Brasil, da colonização até o surgimento de Brasília.
Suíte Brasília, de Moacir de Oliveira – Um passeio pela arquitetura munumental do DF ao som da Suíte Brasília, de Renato Vasconcelos.
 AVolta de Chico Candango, de Roberto Pires – Um ex-candango retorna à Capital Federal para rever a cidade que seus passos ajudaram a erguer.

Nenhum comentário: