sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

RECOMEÇAR

A LENDA DA BORBOLETA                                                  


Os três estágios da metamorfose da borboleta representam, simbolicamente, os três estágios do ciclo vital de Cristo e do Cristianismo.


O arrastar incessante da lagarta e a constante mastigação fazem recordar da vida terráquea normal em que as pessoas estão sempre preocupadas em cuidar de suas necessidades físicas.




A crisálida ou casulo lembra túmulo e sugere a sepultura vazia de nosso Senhor ressuscitado. A borboleta representa a ressurreição para uma vida nova e gloriosa, livre de conceitos materiais e repressões.



No jardim do Eden, a alma de Adão é simbolizada por uma borboleta ou representada com asas de borboleta.


 Os hereges antigos retratavam a Anjo da Morte com um pé alado apoiado em uma borboleta. Este inseto é também encontrado em pinturas de Maria e do Menino Jesus que afagavam as almas humanas.



Quase em oposição a este simbolismo da ressurreição, a borboleta é também um símbolo da humanidade frágil e da vaidade e da brevidade da vida. Este inseto delicado pode até ser destruído com uma chuva forte.

A delicada borboleta representa a mulher, a inconstância, o outono, a alegria, a beleza, a vida, a imortalidade e o novo recomeçar.(imagens google)

2 comentários:

Isabel disse...

nossa que interessante... Gostei muito... =)

Isabel disse...

muito interessante...gostei!!!