«Um lamento de amor. Lembrar-se, mover-se, tocar-se. Tomar atitudes. Despir-se, enfrentar-se, escorregar no corpo do Outro. Procurar o que está perdido, a proximidade. Não saber o que fazer para se comprazer. Correr para as paredes, atirar-se a elas, abalroá-las.
foto kodacgalleryColapsar e levantar-se. Reproduzir o que vimos. Ficar-se pelos modelos. Desejar tornar-se um. Estar deprimido. Entrelaçar-se. He is gone. Com os olhos fechados. Ir de encontro a outro. Sentir-se. Dançar. Desejar magoar. Proteger. Pôr de lado os obstáculos. Dar espaço às pessoas. Amar.»
Faleceu aos 68 anos. Nascida em Solingen, na Alemanha, a 27 de julho de 1940, começou a estudar dança com 14 anos. Seu mestre na escola Folkwang, em Essen, foi Kurt Jooss, um dos fundadores do movimento Ausdruckstanz, que combina movimento, música e elementos de arte dramática na sua dança.
Depois do aprendizado com Jooss, Pina Bausch foi para a escola de dança norte-americana, Julliard, onde teve contato com Anthony Tudor, José Limon e Mary Hinkson. Mais tarde voltou à Alemanha e integrou a companhia de Kurt Jooss. Em 1968 assinou sua primeira coreografia, “Fragment”, sobre a música de Bela Bartok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário