terça-feira, 24 de setembro de 2013

Silvio Tendler aplaudido no Festival de Brasília


Poucas vezes, nos seis dias da mostra competitiva do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o público se entusiasmou tanto quanto nessa segunda-feira (23), ao aplaudir, alguns até mesmo de pé, um filme. O agraciado foi A Arte do Renascimento - uma Cinebiografia de Sílvio Tendler, documentário de Noilton Nunes. Presenta à sessão, o próprio Tendler se emocionou com a reação do público. “Eu senti como se estivesse vendo a arquibancada do Sambódromo se levantar”, disse.
Nunes conta a história de Tendler que, após ficar tetraplégico, continuou lutando pela vida e por tudo em que acredita, por meio de seus filmes. Logo nos primeiros minutos, porém, o público percebe que não se trata simplesmente da história de um homem lutando contra suas limitações físicas. É o manifesto de um homem lutando contra as limitações do seu país.
A vida e a obra de Tendler acompanham alguns dos principais acontecimentos dos últimos 50 anos 

no Brasil, desde a luta contra a ditadura militar até as recentes manifestações que pararam o Brasil este ano.

 “É um filme que conta muito da história do Brasil e que explica um pouco por que ocorreram as manifestações de junho”, explicou Nunes à Agência Brasil. 

“Se dá para salvar a saúde de uma pessoa, por que não dá para salvar a saúde de um país? Acho que a luta é essa”, completou Tendler.

O filme mostra que o povo brasileiro luta, há várias gerações, por um Brasil melhor e, de acordo com o diretor, agora é a vez de a geração atual entrar em ação. 
 
“Esse filme veio no lugar certo, na hora certa. É um filme que todo manifestante deve assistir. Tanto aquele que saiu às ruas, quanto aquele que ficou em casa torcendo pela vitória em prol de um Brasil melhor”.

Quem não assistiu 
A arte do renascimento - uma cinebiografia de Silvio Tendler, de Noilton Nunes poderá  assistir 15h, sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, entrada franca.fonte JB.imagens
BIN

Nenhum comentário: