terça-feira, 17 de setembro de 2013

Coluna Rê:O que se passa QUEM DECIDE A COTAÇÃO DO DÓLAR?



Para o cidadão comum, que acompanha de longe as flutuações da moeda enquanto tenta planejar uma viagem, a taxa de câmbio entre o dólar e o real pode parecer definida por algum ente superior indeciso.

Foto: Dipinto di Francesca Strino (b. in Napoli, 1979). (M. Carmela)Pintura de Strino 
 Governo, grandes investidores, especuladores ou empresas aparentemente estariam provocando essas mudanças. A verdade, porém, é que essa taxa é diretamente influenciada por suas próprias ações cotidianas.

– TU ME CONSIDERAS UM ENTE SUPERIOR INDECISO?

– HAHAHA...... Ô DOS OLIMPOS, INDECISO T U PODES SER, MAS A CLASSIFICAÇÃO DE SUPERIOR DEPENDE DO ANDAR NO QUAL TU TIRAS AS BOTAS.

Foto: ...buongiorno cari amici e buon inizio settimana! (M. Carmela)

Dipinto di Gregory Frank Harris (b. in America, 1953).
– AI, FLOR! NADA LISONGEIRO. SE TU CONTINUAS ASSIM, TE DESCONVIDO PRO MEU CÉU.

– BRINCA ASSIM NÃO, DEFU. TU SABES QUE TE AMO, MESMO TE TEMENDO NA DECISÃO.
– TENS MEDO, CONFESSAS, DA HORA DO JUÍZO FINAL?
– TENHO NÃO. MAS TENHO MEDO, QUAL SEJA O JUIZ, QUE TU ME ABANDONES NA HORA EM QUE MEUS OLHOS, ABERTOS ENFIM, PROCURAREM POR TI. FRIO OU QUENTE?
Foto: ...buongiorno cari amici, buona domenica e auguri a tutte le "Maria"! (M. Carmela)

"La Madonna del libro" di Sandro Botticelli.
– COMO SABER QUEM É O VERDADEIRO INIMIGO ANTES QUE O MANTO CAIA?
      – DANDO O MANTO A VESTIR AO PRIMEIRO VERDADEIRO AMIGO QUE, COM PAIXÃO, EM TEU LUGAR O QUISER CONDUZIR.
– MAS ASSIM O REI NÃO FICARÁ NU?
– NUNCA AOS OLHOS DOS INIMIGOS.
– AOS TEUS, NUNCA TE FALTAREI SE SOUBERES ENCONTRAR, COM O CORAÇÃO, O VERDADEIRO DONO DO MANTO.
– E SE ESTIVEREM EM PRANTOS?
– E PRA QUE SERVIRIA UM MANTO NÃO FOSSE, ELE TAMBÉM, VIVO PARA SECAR LÁGRIMAS DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO AMÉM?

Para simplificar, pode-se dizer que a cotaçã o do dólar perante o real é influenciada por dois grandes fluxos: o fluxo de bens e o fluxo de capitais. O fluxo de bens é composto pelas exportações e importações.
Foto
 O saldo (exportações menos importações) é chamado de exportações líquidas. De maneira semelhante, o fluxo de capitais envolve a remessa de recursos financeiros ao exterior por residentes e o ingresso de recursos financeiros de estrangeiros no país. O saldo (investimento externo de residentes menos recursos recebidos de estrangeiros) é chamado de investimento externo líquido. 

Como um cidadão comum pode parecer que você não participa desse fluxo, mas essa impressão está errada. Mesmo sem saber, você já deve ter importado um produto. Comprando pela internet ou pedindo para um amigo trazer um eletrônico do exterior, você importa ativamente um produto estrangeiro. 
Mas, além dessas compras eventuais, suas escolhas diárias promovem outras importações sem que você perceba. Ao comprar um celular, adquirimos um aparelho fabricado  no exterior. 
  
O mesmo acontece quando assistimos um filme de Hollywood ou compramos um aplicativo para smartphone.fonte Daniel Resende e Felipe Sotto Maior /Portal propaganda

Nenhum comentário: