Nascida Liv Johanne Ullmann em Tóquio, Japão, no dia 16 de Dezembro de 1939, Liv Ullmann é uma atriz e diretora de cinema norueguesa.
Iniciou sua carreira como atriz de teatro, interpretando os personagens Ofélia, Julieta, Margarida (de “Fausto”), Joana D’Arc e de Bertold Brecht.
Seu primeiro filme no cinema foi Persona de Ingmar Bergman em 1966. Oficialmente foi casada duas vezes, a primeira com Gappe Stang (1960 a 1965) e depois com Donald Saunders (1985 a 1995), ambos terminaram em divórcio.
Teve um longo relacionamento com Ingmar Bergman entre 1966 e 1971, com quem fez dez filmes e tem uma filha, a escritora Linn Ullmann.
Depois de atuar como atriz passou a dirigir filmes. Era chamada de "O anjo norueguês"
Em 1980, foi nomeada embaixadora especial do Unicef. Escreveu dois livros autobiográficos: "Mutações" (1975) e "Opções" (1985)
alguns trechos de seu livro "Mutações":
"Os livros sempre foram coisas vivas para mim. Alguns dos meus encontros com novos autores mudaram um pouco a minha vida. Quando eu estava perplexa, procurando inutilmente definir alguma coisa em mim mesma, surgia um determinado livro e se aproximava de mim, como faria um amigo. Atrás da capa estavam as perguntas e respostas que eu procurava." p. 52
"Acredito que é, algumas vezes, menos difícil acordar e sentir que estou sozinha quando realmente estou do que acordar com alguém e me sentir solitária." p. 216
Nenhum comentário:
Postar um comentário