terça-feira, 4 de março de 2014

A Morte o Amor a Vida.......Paul Éluard

Foto: "E se um dia o amor acabar, esse então será o último dia."

(Lucão)

Arte - Jang Yong Gil Jang Yong Gil
Julguei que podia quebrar a profundeza a 

imensidade 
Com o meu desgosto nu sem contacto sem eco 
Estendi-me na minha prisão de portas virgens 
Como um morto razoável que soube morrer 
Um morto cercado apenas pelo seu nada 
Estendi-me sobre as vagas absurdas 
Do veneno absorvido por amor da cinza 
A solidão pareceu-me mais viva que o sangue 
Foto: "Não gosto de ficar longe de mim porque me perco. É preciso cultivar a própria companhia." 

(Crisbalbueno)

Arte - BboyanBboyan
Queria desunir a vida 
Queria partilhar a morte com a morte 
Entregar meu coração ao vazio e o vazio à vida 
Apagar tudo que nada houvesse nem o vidro 
nem o orvalho 
Nada nem à frente nem atrás nada inteiro 
Havia eliminado o gelo das mãos postas 
Havia eliminado a invernal ossatura 
Do voto de viver que se anula 
Foto: Boa noite...

"Que amanhã eu possa acordar melhor, com mais fé em mim mesma e com forças para não desistir de tudo que há no meu coração."

(Luara Quaresma)

Arte - Aimee SicuroAimee Sicuro
Tu vieste o fogo então reanimou-se 
A sombra cedeu o frio de baixo iluminou-se de 
estrelas 
E a terra cobriu-se 
Da tua carne clara e eu senti-me leve 
Vieste a solidão fora vencida 
Eu tinha um guia na terra 
Sabia conduzir-me sabia-me desmedido 
Foto: "A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado"

(Mia Couto)

Arte - Sonia Koch

Avançava ganhava espaço e tempo 
Caminhava para ti dirigia-me incessantemente 
para a luz 
A vida tinha um corpo a esperança desfraldava 
[as suas velas 
O sono transbordava de sonhos e a noite 
Prometia à aurora olhares confiantes 
Foto: "E aquele que não morou nunca em seus próprios abismos
Nem andou em promiscuidade com seus fantasmas
Não foi marcado. Não será marcado. Nunca será exposto
Às fraquezas, ao desalento, ao amor, ao poema."

(Manoel de Barros)

Foto arte - Jorge Remmy- Jorge Remmy
Os raios dos teus braços entreabriam o nevoeiro 
A tua boca estava húmida dos primeiros orvalhos 
O repouso deslumbrado substituía a fadiga 
E eu adorava o amor como nos meus primeiros 
tempos 
Foto: “Quem caminha descalço, não deve semear espinhos.” 

(George Herbert)

Arte - Benjamin Friess Chantal Maurer
Os campos estão lavrados as fábricas irradiam 
E o trigo faz o seu ninho numa vaga enorme 
A seara e a vindima têm inúmeras testemunhas 
Nada é simples nem singular 
Foto: "Entre chegadas e partidas é preciso aprender a proeza de saber permanecer."

(Padre Fábio de Melo)

Arte - Robert FosterRobert Foster
O mar espelha-se nos olhos do céu ou da noite 
Foto: Para ser feliz basta um pouco de imaginação,
um punhado de sonhos e boa vontade.
O resto é só correr atrás..

(Lou Witt)

Arte - Magdalena
A floresta dá segurança às árvores 
E as paredes das casas têm uma pele comum 
E as estradas cruzam-se sempre 
Os homens nasceram para se entenderem 
Para se compreenderem para se amarem 
Aurelio Bertiglia
Foto: "Eu aprendi que a vida tem sede é de delicadezas..."

(Dulce Miller)

Arte - Aurelio Bertiglia
Têm filhos que se tornarão pais dos homens 
Têm filhos sem eira nem beira 
Que hão-de reinventar o fogo 
Foto: "O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades. Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão. E é o vosso apoio e o vosso abrigo. Pois ides até ele com fome e procurai o para terdes paz. Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes o " não". E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele, pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria. Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se-á mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala, é mais nítida vista da planície.
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito, pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor, mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial. E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo. Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o seu fluxo, pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo? Procurai-o também para viver, pois ele preencher-vos-á os desejos, mas não o vazio. E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres, pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã."

(Khalil Gibran)

Arte - Lisi Martin
Que hão-de reinventar os homens 
E a natureza e a sua pátria 
A de todos os homens 
A de todos os tempos.

Nenhum comentário: