Sir Run Run Shaw, o magnata da mídia que ajudou a trazer chineses filmes de artes marciais para um público internacional, morreu em sua casa em Hong Kong na terça-feira com a idade de 107, a estação de televisão que ele fundou, disse na terça-feira .foto retirada gentinghighlife
Televisão Transmissões Limited (TVB), disse em um comunicado que o centenário seria, infelizmente, perdeu:I GETTY IMAGES
"Embora nós sabia que esse dia vai chegar, nenhuma palavra pode expressar adequadamente nossa tristeza e diminuir o nosso sentido de uma profunda perda", disse.
Com seu irmão mais velho, Runme, Shaw co-fundou um dos maiores estúdios de cinema do mundo, Shaw Brothers.
foto retirada .hkchcc.org
estrelas e diretores de toda a Ásia.
No auge, na década de 1960 e 1970, os estúdios estavam fazendo mais de 40 filmes por ano, de acordo com uma biografia de escritores de história de cinema, Zhan Youpeng e Lan Chao.
No auge, na década de 1960 e 1970, os estúdios estavam fazendo mais de 40 filmes por ano, de acordo com uma biografia de escritores de história de cinema, Zhan Youpeng e Lan Chao.
"Os irmãos Shaw -.
Eles criaram o gênero de ação de artes marciais e fizeram enorme E foi copiado desde então",
Shaw também tem créditos em vários filmes dos EUA, incluindo, de Ridley Scott "Blade Runner".
Mais :China Hollywood sonho fica muito na tradução
Ele nasceu em 1907 na cidade de Ningbo, perto de Xangai, na China, embora haja alguma confusão sobre a sua data exata de nascimento, disse Frater.
Ele era o caçula de seis filhos genadas por bem sucedido comerciante de tecidos. Na década de 1920 ele se juntou a seu irmão Runje, em Cingapura, em um esforço para estabelecer um mercado para filmes em língua chinesa no sudeste da Ásia, de acordo com a Hong Kong Film Archive cronologia.
Em 1939, abriram 139 cinemas em toda a região.
"Run Run Shaw estava lá no início do século, quando o cinema levou o primeiro fora", disse Frater.
Após a Segunda Guerra Mundial, Shaw se mudou para Hong Kong e começou a se concentrar em produção cinematográfica, abrindo um estúdio de classe mundial chamado filme Cidade em 1961.
Seis anos depois, ele co-fundou a primeira estação de free-to-air de Hong Kong, TVB. A rede continua sendo uma das emissoras de língua chinesa mais influentes do mundo.
Shaw era um filantropo generoso, especialmente no sector da educação. O Prêmio Shaw, um prêmio internacional de ciência que ele estabeleceu, tornou-se conhecido como o "Nobel do Oriente."
O magnata da mídia foi nomeado cavaleiro pela rainha em 1977.Shaw recebeu de Hong Kong a
mais alta condecoração de honra, a Medalha de Grande Bauhinia, em 1998, depois que o território voltou ao domínio chinês.
Ele permaneceu envolvido na indústria de mídia de Hong Kong bem em seus últimos anos, aposentando-se como presidente da estação de televisão, TVB, só em 2011 com a idade de 104.
Shaw é sobrevivido por sua esposa, Mona Fong, e quatro filhos.
fonte CNN/http://www.coolasscinema.com/2010/10/shaw-brothers-imagens google
Nenhum comentário:
Postar um comentário