sexta-feira, 12 de outubro de 2012

União Europeia vence Nobel da Paz de 2012

Prémio Nobel da Paz de 2012 foi para a União Europeia, confirmou o comité Nobel depois de a
 notícia já ter sido avançada pela TV norueguesa NRK. "Foi atribuído por mais de seis décadas
de contributo para o desenvolvimento da paz e reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", diz esta manhã o site oficial do Nobel.
Criada para garantir a paz no continente europeu há mais de meio século, a União Europeia atravessa atualmente uma grave crise financeira e económica, que em última análise pode pôr em risco o princípio da solidariedade que sempre pautou o chamado projeto de construção europeia.

Esta não é a primeira vez que o Nobel da Paz é atribuído a uma organização, pois já o foi, em
PARA AMPLIAR CLIQUE NA IMAGEM

2001, às Nações Unidas, à Organização Internacional do Trabalho, em 1969,
PARA AMPLIAR CLIQUE NA IMAGEM
 Postado por Hélio Teixeira
 ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, em 1944.
A UE, que hoje em dia conta com 27 Estados membros, 28 a partir de 1 de janeiro de 2013, com


a adesão da Croácia, encontra

as suas bases na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA),

Laboratório Gucci em Florença, nos anos 1950 ©Divulgação(efeito de ilustracao)
cuja ideia foi lançada, em 1950, pelo ministro frances Robert Schummanancês . O objetivo era promover a paz entre a França e a Alemanha, tentanto impedir novas guerras no Velho Continente. Daí que se diga ainda hoje que o eixo franco-alemão, que o entendimento entre os líderes franceses e alemães, é o motor que faz mover a UE.
Desde então o projeto foi evoluindo, alargando-se a vários países, passando a Comunidade Económica Europeia, com o Tratado de Roma, em 1957,

tendo sido depois renomeada, em 1993, para Comunidade Europeia. As várias comunidades passaram depois a designar-se apenas por União Europeia. Portugal aderira em 1986.
Composta por três instituições essenciais, Conselho Europeu (Governos dos Estados), Comissão Europeia (guardiã dos tratados)

 e Parlamento Europeu (deputados eleitos nos vários países), a União Europeia tem evoluído no sentido de uma maior integração entre países, tendo criado mesmo uma moeda única: o euro. 17 países, incluindo Portugal, integram hoje esta Zona Euro.
A estabilidade e até viabilidade dessa moeda está a ser posta em causa pela grave crise da dívida que atinge muitos países. Alguns, como Portugal, estão atualmente sob um programa de assistência financeira internacional (estabelecido pela 'troika' do FMI, do BCE e da Comissão Europeia).
Apesar do seu conhecido efeito de atração, ao ponto de integrar os países do ex-bloco de Leste, outros Estados, como a Noruega, onde foi anunciado o Nobel da Paz,

 escolheram não fazer parte da União Europeia, embora, geograficamente, se situem na Europa
.http://www.nobelprize.org/IMAGENS PESQUISA INTERNET

Nenhum comentário: