sábado, 20 de outubro de 2012

Lançamento do livro" URBE EXTREMA" do poeta e diplomata RAUL DE TAUNAY

 URBE EXTREMA: VERSOS BRASILIENSES
Segunda-feira,22 de outubro na livraria Cultura  Brasilia(shopping CasaPark),   Urbe Extrema – Versos Brasilienses,

 onde o poeta Raul Tuanay escreve sobre as belezas locais
A capital é a principal fonte de inspiração de Raul de Taunay,  de Urbe Extrema – Versos Brasilienses. Responsável por vários romances publicados em países como Angola e Portugal, foi aqui que ele encontrou o desejo de escrever em forma de versos. “Brasília é uma cidade que me inspira. Acho que ela tem uma missão a cumprir e tem todos os ingredientes para se tornar um centro humanista muito grande”, afirma.
Ele acompanhou a construção e desenvolvimento social, político e, principalmente, cultural da cidade. Por isso garante que é um dos melhores lugares do mundo para um escritor. “Brasília me passa uma paz espiritual muito forte, como se trouxesse uma realidade maior do que o mundo é hoje. Por outro lado, as pessoas aqui sofrem um pouco de solidão e esse isolamento é fundamental para a produção literária”, acredita Raul.

E é esse misto de sentimentos que só o Planalto Central consegue despertar que poderá será encontrado na obra do autor. “Eu escrevo sobre a satisfação de estar em Brasília, a alegria, o incômodo e todos os sentimentos que esse lugar me desperta”.
 
Raul de Taunay é diplomata de carreira, autor dos livros Poética do novo bardo (poesia, 1972), O menino e o deserto (romance, 1982), A opressiva inconstância da felicidade (romance, 1985), Meu canto aberto (poesia, 1993),

 Meu Brasil angolano (romance, 1995),
RAUL DE TAUNAY
Rosas da infância ou da estrela (poesia, 2005) e A invasão da Amazônia (romance, 2007). Elaborou a tese O fenômeno da emigração brasileira, aprovada no Curso de Altos Estudos do Serviço Exterior Brasileiro e escreveu inúmeros ensaios, artigos, conferências e análises do cenário mundial vistos do ângulo das possibilidades e dos interesses nacionais.

Nenhum comentário: