terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prêmio Nobel de Física será dividido entre francês e norte-americano

Serge Haroche
e David Wineland
 dividirão prêmio de 1,2 milhão de dólares por "métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais".
Um cientista da França e um dos Estados Unidos dividirão o prêmio Nobel de Física de 2012 pelo seu trabalho com

 óptica quântica e estudam a interação fundamental entre a luz e a matéria, uma área que tem evoluído consideravelmente desde meados da década de 1980. O anúncio foi feito nesta terça-feira (09/10) em Estocolmo pelo Comitê Nobel.
O francês Serge Haroche e o norte-americano David Wineland foram agraciados por seus "métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais".
 
Ambos "abriram as portas para uma nova era de experiências na física quântica ao demonstrar a observação direta de partículas quânticas individuais sem destruí-las", declarou o comitê.
Imagem: Andreas Neuzner/MPQ
Átomos formam os nós de uma rede quântica na qual a informação é transmitida por fótons individuais através de cabos de fibra óptica.
"Os novos métodos nos permitem examinar, controlar e contar partículas".
 foto lexpress
O francês Serge Haroche nasceu em 1944 em Casablanca, Marrocos, doutorou-se em 1971 na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, e atualmente é professor no College de France e na Ecole Normale Supérieure, em Paris.
 
O norte-americano David J. Wineland nasceu em 1944 em Milwaukee, EUA. Doutorou-se em 1970 pela Universidade de Harvard e atualmente trabalha no National Institute of Standards and Technology (NIST) e na Universidade de Colorado Boulder, EUA.
A semana de anúncios dos prêmios Nobel prossegue nesta quarta-feira com o de Química (10/10), de Literatura (11/10), da Paz (12/10) e de Economia (15/10).
Os prêmios Nobel, criados em 1895
imagem bin
pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.fonte AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário: