segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Poeta e pintor escocês Allan Ramsay "poeta ajuste nascitur não",

 
"Minha musa não era nem Sweer nem dorty,
Meu Pegasus iria quebrar suas forças,"....
 
 "Eu odeio um bêbado ou um glutão;


  No entanto, eu sou fae nae ao vinho e carne de carneiro.


Então, para o tecido da minha mente;

  'Tis mair à alegria do que tristeza inclinado.
 Queen Charlotte with her Two Children - Allan Ramsay
Eu prefiro escolher a rir de loucura,
  The Hon. Rachel Hamilton and her brother, the Hon. Charles Hamilton, 1740 - Allan Ramsay
Anunciai de antipatia pela melancolia. "
Poeta  autor do pastor A Pastoral Gentil prova a verdade do ditado, "poeta ajuste nascitur não",

 foi um pintor (sobretudo um retratista) escocês do século XVIII, o fundador da Selet Society e uma das figuras líderes dos intelectuais de Edimburgo do seu tempo.

Estudou
arte em Londres e em Roma. Após o regresso a Edimburgo tornou-se um artista
 estabelecido, com vários pedidos de retrato. Foi depois viver para Londres, onde teve muitos clientes proeminentes, incluindo o rei Jorge III do Reino Unido,
 Flora MacDonald (de Bonnie Prince Charlie), David Hume, Edward Gibbon e Rousseau - este último não gostou do resultado.
A edição completa das suas obras, com a sua vida, foi publicado em Londres, em dois volumes em oitavo, em 1800, e em 1808  foi publicado em Edimburgo, em dois volumes em oitavo, uma

edição do Pastor Gentil, com ilustrações do cenário. No dicionário biográfico dos escoceses eminentes, há um bom retrato e a vida do poeta.

Nenhum comentário: