Pintor canadense (Quebec 1906 - Laval, Quebec, 1988). Ele estudou na École des Beaux-Arts de Québec (1920), e logo foi conhecida, tendo recebido uma bolsa do governo provincial, foi estudar em Paris em 1926.
Ele rapidamente descartou a formação acadêmica tradicional e da escola de Belas Artes, em vez da ligação para as configurações mais avançadas. Expôs em 1935 com o grupo New Forces.
Sua pintura, em seguida, assimilou a lição de Picasso (Comediante Young, v, 1935, Ottawa, NG do Canadá), o que não exclui tendências mais modernistas, abrindo para a abstracção (a janela aberta, de 1936, Toronto, University) .
Ele voltou para o Canadá em 1940 e se estabeleceram em Montreal (1941) e foi nomeado professor na École des Beaux-Arts (1943). Expôs com a auto-montados pelo Padre Couturier, a quem ele conheceu em Paris, que se reconecta com a Light.
A influência deste último é evidente na pintura Pellan naquela época (quatro mulheres, 1945, Montreal, Museu de Arte Contemporânea).
Pellan também desempenha um papel crucial nos círculos artísticos de vanguarda do Canadá,
particularmente opor Borduas e precipitando o colapso da Sociedade de Arte Contemporânea oficialmente apoiando a criação do grupo "Olhos Prism" contra o Automatistes.
Ele ficou para trás em França, em 1952-1955, o Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma exposição a sua partida e Montreal retrospectiva no próximo ano.
Ele, então, virou-se para uma pintura colorida, surrealista (o Coruja de 1954, Paris, MNAM). Ele também escreveu grandes murais para diversos edifícios públicos canadenses (Aeroporto Internacional de Winnipeg, 1963, Biblioteca Nacional do Canadá, em Ottawa, 1.965-1.968).
Sua pintura, em seguida, assimilou a lição de Picasso (Comediante Young, v, 1935, Ottawa, NG do Canadá), o que não exclui tendências mais modernistas, abrindo para a abstracção (a janela aberta, de 1936, Toronto, University) .
Ele voltou para o Canadá em 1940 e se estabeleceram em Montreal (1941) e foi nomeado professor na École des Beaux-Arts (1943). Expôs com a auto-montados pelo Padre Couturier, a quem ele conheceu em Paris, que se reconecta com a Light.
A influência deste último é evidente na pintura Pellan naquela época (quatro mulheres, 1945, Montreal, Museu de Arte Contemporânea).
Pellan também desempenha um papel crucial nos círculos artísticos de vanguarda do Canadá,
particularmente opor Borduas e precipitando o colapso da Sociedade de Arte Contemporânea oficialmente apoiando a criação do grupo "Olhos Prism" contra o Automatistes.
Ele ficou para trás em França, em 1952-1955, o Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma exposição a sua partida e Montreal retrospectiva no próximo ano.
Ele, então, virou-se para uma pintura colorida, surrealista (o Coruja de 1954, Paris, MNAM). Ele também escreveu grandes murais para diversos edifícios públicos canadenses (Aeroporto Internacional de Winnipeg, 1963, Biblioteca Nacional do Canadá, em Ottawa, 1.965-1.968).
Nenhum comentário:
Postar um comentário