sexta-feira, 17 de maio de 2013

Medo de voar? Tome uma Adele, um Bowie e uma Enya durante o voo via Por Fugas


A psicóloga de ansiedade Becky Spelman, profissional da Private Therapy Clinic, em Londres, não tem dúvidas. Encarregada pela Spotify para "fazer um levantamento das músicas" que poderiam ajudar os passageiros mais nervosos a relaxarem, Spelman considerou que "Someone Like You", balada de êxito mundial de Adele, é a canção-exemplo perfeita para tal função. Porquê? "Devido ao tempo de 67 batidas por minuto" e aos "tons harmoniosos que a caracterizam".

Segundo as conclusões da especialista, as canções com um tempo lento e regular são "as músicas ideais para acalmar os nervos". "Faixas que estimulem tanto o lado do cérebro lógico, bem como o emocional" também reduzem a ansiedade, referem.
  Medo de voar: Música de Adele é ideal para acalmar a ansiedade, diz especialista
O objectivo do estudo encomendado por este serviço de música era chegar a conclusões que permitissem estebelecer critérios - mais rigorosos, claro, que a simples intuição - para o desenvolvimento de uma lista de canções perfeitas para auxiliar quem padece da fobia de voar.
medo de voar
Segundo resumem no comunicado, "quando estamos a ouvir uma música com um número de bpm [batidas por minuto] mais baixo a um ritmo controlado, a respiração tem uma forte influência em baixar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea"; consequentemente: "reduz a ansiedade". "Outro método é ouvir músicas que estimulem ambos os lados do cérebero,

enquanto se está a utilizar 'headphones' com os olhos fechados". Ao que indicam, "música melodiosa e emotiva é muitas das vezes vista como a melhor maneira para atingir este tipo de estímulo", sendo que este método "foi originalmente desenvolvido para tratar o Transtorno de Stress Pós-traumático".
  Young Man Wearing Headphones and Closing Eyes Fotografia livre de royalty
Postas todas estas conclusões, que músicas podem ser remédio santo para acalmar quem se enerva com voos? De clássica a rock, de emotivas e sentidas baladas (como a de Adele) a épicos
ondulado (como o "Orinoco Flow" de Enya), de piano em som ambiente de praia a harmonia de génio Mozart, do reggae Marley ao Natal à Nat King Cole, do balanço romântico-sensual de Beyoncé ao

infinito voo do major Tom de Bowie.
 
Online, podem ser ouvidas as 15 canções da lista "Calming Music to Fly" (música relaxante para voar) - o acesso online é livre, sendo porém necessário aderir ao programa (quem tem serviço premium pode também depois ouvir as músicas offline).
 Claro que a lista só não leva em conta os amores/ódios musicais de cada um. Se não pode ouvir

nem mais uma vez a balada de Adele ou se a navegação
Enya wallpaper
 de Enya lhe dá cabo dos nervos, esqueça a ideia de que vai conseguir relaxar e voar mais calmo...
E, pelo menos no caso de Adele, cuidado ao substituir a canção-medicamento prescrita - o último grande sucesso da cantora, o tema principal do último 007, não é nada aconselhável a quem já tem medo de voar,

como se depreende de imediato do título, "Skyfall" (literalmente, queda do céu).A lista compreende  «Better Together» de Jack Johnson, «Buffalo Soldier» de Bob Marley, «Scar Tissue» dos Red Hot Chilli Peppers, «Paradise» dos Coldplay, «Inside Out» de Britney Spears e «Flaws and All» de Beyoncé.

Nenhum comentário: