sábado, 30 de janeiro de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DE KALININGRADO

Kaliningrado, no Mar Báltico, é um enclave russo com alma alemã, anichado entre a Polónia e a Lituânia. Em tempos ilustres, chamava-se Konisberg e, ainda hoje, se continua a respirar a história e a cultura germânicas.
 Catedral gótica, onde de encontra sepultado o majestoso filósofo Imannuel Kant, demonstração de uma comprovada época dourada de outros tempos, e o Hotel Kaliningrado, mesmo ao lado, testemunho da era soviética posterior à Segunda Guerra Mundial, coabitam, tranquilamente, sob a cumplicidade consentida dos seus habitantes.

Seja como for, assiste-se, visivelmente, a uma “germanização espontânea da região”, por mais que os russos não o queiram admitir : a maioria da população residente, fiel, no fundo, à sua história, vai reivindicando a sua própria herança, ora com contornos que fazem ressuscitar a antiga Prússia, ora voltando a pegar “nas insígnias do III Reich”. 
 Não resta a menor
dúvida sobre o fundamento desta opção, por parte das gentes locais : esta espécie de “nostalgia germânica” tem, provavelmente, as suas raízes profundas num “separatismo latente”, desencadeado, naturalmente, pela actual situação geopolítica e cultural do enclave.
Em termos da emergência das novas soluções arquitectónicas, por estas paragens, o mote parece querer ser sempre o mesmo . Uma coisa é certa, um dos principais motivos pelos quais os Surreal relembram esta esquecida cidade do leste europeu, prende-se com a linha geral em termos de arquitectura : o gótico impera, sobranceiramente, sobre os recantos da cidade, de tal modo que a velha e saudosa Konisberg, que deu ao mundo tantas ilustres figuras de proa, é quem, subtilmente, comanda os novos destinos …
Não deixa de ser, particularmente, interessante poder constatar que as velhas Catedrais continuam a ter o seu peso na memória colectiva dos povos …
Fonte surrealhumanity

Um comentário:

Nikolof disse...

Isso sobre o fato de querer ser germanico é mentira.Dentre todos os estados russos, uma pesquisa feita observou que o estado de Kaliningado é onde a maior parte da população se diz russa.
Em cidades como Baltyisk,Sovetsk e até mesmo Kaliningrado, existem bandeiras russas em propriedades particulares.
Além disso, 78 por cento da população é russa, enquanto o resto são ucranicanos, lituanos e poloneses e uma insignificante quantidade de alemães, visto que eles foram embora da região depois da guerra.
Dentre todas as cidades, boa parte delas é composta por prédios alemães e russos, e essa é a unica mistura propriamente dita entre essas duas culturas.