sábado, 6 de julho de 2013

Exposição Roy Lichtenstein "estrela" do movimento, pop Centre Pompidou

Crying girl

O Centre Pompidou apresenta uma grande retrospectiva de Roy Lichtenstein, de 07 
Image 6 of 14 : Girl with Hair Ribbon - Original artist John Romita
de julho a 04 de novembro.Exposição  imperdíveis se você estiver em Paris
Happy tears
Hoje Roy Lichtenstein é considerada uma das "estrelas" do movimento, bem como pop como um grande mestre da pintura americana.
Mas depois de alguns anos postadas para a vanguarda da arte pop, Lichtenstein vai muito além.The red horseman
Foi rapidamente visto como um artista pós-moderno já que ele citou em suas obras os artistas e estilos da história da arte ... 
Então, nos últimos anos de sua vida, voltando para os tipos de nu e paisagem, tornou-se quase um pintor tradição. 
Deconstructing Lichtenstein
Então, Roy Lichtenstein é agora um "clássico". Mas o que faz a força de sua arte, é também uma distância divertido críticas sem se tornar cínico, ele segurou a si mesmo e da arte, desde os seus primórdios até o fim de sua vida, e ele deve reconhecer a importância. 
Image 9 of 14 : M-Maybe - Original Artist - Tony Abruzzo
Em uma de suas últimas entrevistas, Lichtenstein não nega que a primeira edição de seu interlocutor:
 "Tem certeza que você nunca criou uma implementação completamente livre de o menor vestígio de malícia, humor ou ironia? "
"O que você pode de tinta que não é absolutamente ridículo", ele exclamou já em 1972, antes de estourar a rir no meio de uma conversa muito séria sobre a série de pinturas da vida ainda ele estava tentando alcançar: naturezas-mortas inspiradas na obra dos grandes mestres modernos. Matisse, Picasso, Léger, Le Corbusier ... são mencionados ou discutidos atrás de um título que diz que - quando não é o seu nome - o movimento que trouxe: o cubismo para alguns, para outros purismo. Em 1972, aos 49 anos, Lichtenstein já é de dez anos identificado como um dos principais membros do movimento pop, embora ele inaugurou uma série de tabelas com referências à história da arte torná-lo um os primeiros artistas "pós-modernas".
O Centro Pompidou dedica uma retrospectiva a ele, através de uma seleção de 100-24 pinturas, esculturas e gravuras que iluminam sua carreira de uma maneira nova. A exposição revela a extensão, às vezes surpreendente, um artista que era desde o princípio, mais do que um artista pop: um material experimentador, inventor de ícones, um estudioso amador da pintura moderna. Quarta etapa deste evento exposição organizada pelo Centro Pompidou, em colaboração com o Instituto de Arte de Chicago eo Tate, em Londres, e também apresentado em Washington, a retrospectiva Paris mostra a inventividade técnica incrível de Roy Lichtenstein através de um corpus esculturas exclusivas, estampas, esmaltes, cerâmicas, plásticos ... Estas experiências, aspecto conhecido de seu trabalho, refletem uma busca que levou toda a sua carreira. Esta apresentação tem um Estate apoio excepcional de Roy Lichtenstein em Nova York.
http://louisey.files.wordpress.com/2009/10/roy-lichtenstein-aloha-53435.jpg?w=488&h=548
Tudo começou em 1962 simultaneamente expansões extratos quadrinhos e objetos de consumo iniciada em 1961 e é a parte mais famosa de sua arte - se é sabido tela é o que esta exposição tentando corrigir - Roy Lichtenstein começou a pintar quadros que falam da história da pintura. Ao contrário da crença popular, as duas séries são desenvolvidas ao mesmo tempo, mesmo se quadrinhos dominadas até meados da década de 1960 pop e pós-coexistir. Sua reinterpretação da história da arte moderna começa com uma série de retratos inspirados em pinturas de Picasso e Mondrian e citações Cezanne para a qual ele vai acabar duras críticas de plágio por alguns críticos norte-americanos.
Em meados da década de 1960, Lichtenstein embarcou em uma série de pinturas abstratas, principalmente, oferecendo uma reinterpretação das formas geométricas típicas, repetitivos e mecânicos, Art Deco e "estilo moderno". "Eu estou interessado na arte da década de 1930 é que ela é conceitual. Ele obedece a uma lógica insana com base na bússola, o quadrado e o triângulo. 

Eu também acho que foi a primeira vez na história que as pessoas também estavam ansiosos para ser moderno [...] a sua arte tem uma sofisticação ingênua e confiante de que me agrada. "Em 1977, 
Image 14 of 14 : Good Morning
o Centro Pompidou adquire Pinturas modulares com quatro painéis  4 [quatro painéis pintura modular, No. 4] (1969), uma obra composta por quatro mesas ao mesmo motivo: uma vez unidas, eles e formar um único quadro grande, potencialmente infinita expansível. 

A partir de 1965 e durante alguns anos, Lichtenstein trabalha em um curso padrão ampliado e simplificado recorrente. Esta metáfora da pintura também é um olho a piscar enquanto o pintor é assumido como o expressionismo abstrato, outro desses estilos se tornou histórica quando pintou 

suas pinceladas e, portanto, ele precisa de tanto cumprimentar luta ... e além de "copiar" ao mudar a imagem "instantâneo". Esses "ready-made" diferentes estilos e artistas conhecidos do século 20, Lichtenstein abordado sucessivamente, sem sistematização, de acordo com a sua admiração, exposições e visitas constantes revisões. Ele faz isso por pintura, mas também escultura e gravura, movendo-se em três direções simultaneamente.

 Depois de naturezas-mortas cubistas particulares entre 1973 e 1975 parecem pinturas inspiradas futurismo entre 1974 e 1976, enquanto que as referências ao purismo dominar a partir de 1975, entre 1977 e 1979, ele explora o surrealismo e, finalmente, entre o expressionismo alemão 1979 e 1980. 

Este olhar de dois gumes para a arte, combinando o respeito aos artistas que ele se apropria e críticas - a de uma nova economia que transforma a arte como objetos de uso diário, bens de consumo - é, provavelmente, um dos primeiros artistas a fazer o foco principal de seu trabalho, tanto pós-moderna e "apropriacionista". 

Mas Lichtenstein aplicar no início deste chacoalhão para o seu próprio trabalho em 1972, quando ele destaca a falta de seriedade da arte, já citado suas próprias pinturas no fundo de naturezas-mortas, assim referência aos mestres modernos. 

Um ano depois, em 1973, começou a construção de grandes estúdios do artista que serão coletadas, além de referências a Matisse, cópias autenticadas de seus próprios quadros já pintados e até mesmo esboços de trabalhos futuros ... . 

Na década de 1980, as referências a ambos a história da arte e sua obra é dividida, muitas vezes literalmente, enquanto Duas tabelas (1983-1984) que coexistem no mesmo quadro 

duas mesas e dois estilos, o Reflections (1988-1993) colocá-lo sob uma reprodução de vidro embaçada reflexões ... ou pinturas de mestres modernos, ou suas próprias obras pop ... alguns dos quais foram realmente pintados, e outros não.Lichtenstein sempre manter esse olho divertido sobre o processo de cópia e reprodução está trabalhando em seu trabalho. E em torno do qual a retrospectiva Paris é organizado - O exemplo mais marcante é a presença de uma grande massa de esculturas muitas vezes esquecido. 
Esta exposição destaca as obras de ambos tridimensional e relativamente plana, onde trompe-l'oeil, muitas vezes é impressionante. Eles atravessam todos os movimentos e explorado pelo artista em estilos de pintura: é com a linha de gráfico desenhado no espaço e cores primárias que representam cabeças em todos os estilos (expressionista, surreal, arcaica ...).

Em meados da década de 1990, Lichtenstein, então setenta, aborda um novo capítulo na história da arte: pintura de paisagens da China antiga, um de pensamento taoísta que projeta a figura do artista sábio filósofo cuja prática pintura aumenta a longevidade. Como uma afronta final pintor, no crepúsculo de sua vida.
Humor Pop
Apesar do sucesso tão rapidamente, o mínimo que podemos dizer é que Roy Lichtenstein não se leva a sério. Este divertido, como ele aplica seu trabalho para ele, como evidenciado pela série de fotografias de Ugo Mulas em 1964-1965. 
Kunshtalle Bern de Roy Lichtenstein
Humor que era ao mesmo tempo um traço e um recurso estilístico do seu trabalho, ele próprio é a fonte da arte moderna artistas que muito em breve ter padrões de propriedade e / ou estilo. São precisamente os mestres modernos que eram, segundo ele, o primeiro a incorporar humor na arte. 

O humor está no centro da obra de Lichtenstein, ele ainda considerá-lo como uma rara invenções pessoais, bem como uma característica definidora do pop art. Fotógrafo desde 1954 Bienal de Veneza, Ugo Mulas, em 1964, para ajudar o surgimento de artistas americanos na cena artística internacional. Este ano, Robert Rauschenberg recebeu o prêmio de pintura e crítica de arte Alan Solomon mostra na seção dos EUA de obras de artistas Jasper Johns, Frank Stella, Jim Dine, Claes Oldenburg ... 
lichtenstein_web-banner
O fotógrafo italiano que se reuniu nesta ocasião o New York galerista Leo Castelli, Salomão e a maioria dos artistas americanos em exibição, em seguida, foi para Nova York para pegar o novo sopro de ar sobre a arte e os seus protagonistas. Em sua famosa obra New York: The Scene New Art , fotografá-lo e Lichtenstein repetidamente em seu trabalho de estúdio e um conjunto incrível de fotografias em que o artista sobe ao palco, com suas obras, como acessórios uma foto verdadeira história pop.

Studios do artista

entre 1973 e 1974, Roy Lichtenstein pintado quatro pinturas monumentais mostrando oficinas amontoados pintor pinta e pincéis. Estes estúdios do artista  baseiam-se na composição do estúdio Red (1911),

 Matisse e retomar algumas de suas razões: filodendro, frutas, jarra e, claro, sua famosa dança (1909 ), que aparece no fundo de uma das pinturas a que dá o seu nome: Estúdio do Artista "The Dance" (1974). 

Estas pinturas antes de formar um catálogo das obras de Lichtenstein paredes oficinas são reproduzidas em miniatura e com grande precisão, 

suas próprias pinturas como olhar Mickey (1961), pintura pop inaugural do período, enquanto alguns objetos fornecer o currículo quatro interior próprios sujeitos previamente tratados de forma isolada. 

Assim, o sofá ou o telefone do artista Estúdio No. 1 (Olhe Mickey) (1973) aparecem, respectivamente, em um desenho da pena e tinta de 1961 e uma pintura sobre tela 1962 .
Lichtenstein Escritor

Se Lichtenstein imprime produzidos desde o final da década de 1940, a prática é crescente em 1969, com a conclusão das Catedrais e palheiros depois de Monet, a serialidade do padrão particularmente adequado para a produção de múltiplos. 
Image 14 of 14 : Good Morning
A partir dessa data, ele fez quase todos os anos uma nova série, principalmente em relação a um tema em suas pinturas a partir de várias semanas para desenvolver testes ao lado de impressoras mestre. 

Ele trabalha com oficinas conhecidas pela sua competência e envolvimento na busca de inovações técnicas excepcional. Criador insaciável, Lichtenstein muitas vezes uma mistura de várias técnicas 

em uma única imagem (serigrafia, litografia, gravura, xilogravura, gravação em relevo, etc.) E usa todos os tipos de materiais (folhas de papel, plástico ou metal, etc.). 
Petisqueira Pop Art Casal
Durante a década de 1960, incluindo o uso Rowlux, um filme plástico translúcido e brilhante, cuja 

aparência muda de acordo com a luz oferece novas propriedades cinéticas.http://www.centrepompidou.fr/

Nenhum comentário: