terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI leia a íntegra do discurso renuncia


"Caríssimos Irmãos,
convoquei-vos para este consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino.

Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, quer
Foto: A Prayer for Peace of Mind

    Almighty God, We bless you for our lives, we give you praise for your abundant mercy and grace we receive. We thank you for your faithfulness even though we are not that faithful to you.

    Lord Jesus, we ask you to give us all around peace in our mind, body, soul and spirit. We want you to heal and remove everything that is causing stress, grief, and sorrow in our lives.

    Please guide our path through life and make us at peace with us. Let your peace reign in our family, at our place of work, businesses and everything we lay our hands on.

    Let your angels of peace go ahead of us when we go out and stay by our side when we return. In Jesus' name, Amen.
do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado.

Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração, vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice.
Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida

consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.
 Vaticano,10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI"fonte afp/imagens bin

Nenhum comentário: