domingo, 31 de janeiro de 2010

Mesmo com crise, livro é prioridade de compra nos EUA


Mesmo durante tempos difíceis para a economia dos Estados Unidos, quando os consumidores tentam cortar despesas dispensáveis, eles não conseguem viver sem livros.

Três quartos dos adultos norte-americanos que participaram de uma pesquisa on-line disseram que sacrificariam férias, jantares, idas ao cinema e até compras nos shoppings, mas não conseguiriam resistir à tentação de comprar um bom livro. Reuters, em Nova York

Escritor e crítico literário Wilson Martins morre aos 88 anos

Wilson Martins sempre diz que tem uma receita infalível para identificar livros ruins em seu ofício de crítica. Ele lê deitado. Se depois de algumas páginas, cair no sono, é porque o livro é muito ruim.
Wilson Martins (São Paulo, 1921 — Curitiba, 30 de janeiro de 2010) foi um historiador e crítico literário brasileiro.
O escritor e crítico literário paulista Wilson Martins morreu no sábado, aos 87. Radicado em Curitiba, Martins morreu em decorrência de complicações cirúrgicas, cinco dias após sofrer uma operação para extração da bexiga.
Biografia:
Formou-se em Direito, mas após concluir um curso de especialização literária em Paris, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura, como professor e crítico. Ministrou aulas na Universidade Federal do Paraná - UFPR, e durante anos foi professor de Literatura Brasileira na New York University, aposentando-se deste cargo em 1992, quando foi homenageado com o título de Professor Emérito.
Escritor respeitado, é autor da monumental obra em 12 volumes História da Inteligência Brasileira; escreveu também A idéia modernista, Crítica literária no Brasil e A palavra escrita, entre outros.
Foi durante 25 anos crítico literário de O Estado de S. Paulo e também do Jornal do Brasil. Foi Colunista da Gazeta do Povo e do O Globo.
Recebeu prêmios como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por volumes do livro “História da Inteligência Brasileira”, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra
 Divulgação
"Mestre da Crítica"
Editado em convênio com a Imprensa Oficial do Paraná, este livro reúne textos de vários autores, nacionais e estrangeiros, em homenagem àquele que é considerado o maior crítico literário brasileiro de todos os tempos.
Entre os que escrevem sobre o professor emérito da Universidade de Nova York estão Ivan Junqueira, Moacyr Scliar, Josué Montello, Antonio Candido, Affonso Romano de Sant´Anna, Edson Nery da Fonseca, José Mario Pereira, Antonio Carlos Secchin, Luiz Antonio de Assis Brasil.
A obra traz também um caderno de fotos de Wilson Martins. Fonte Topbooks

Juqueri, Juqueri

Quem é louco, fica aqui!
Será por isso, fiquei?
. Garanto, senhor, não sei ...
Gostei quando vim aqui
Gostei muito e não saí
Só o senhor que me incomoda
Quando canta alto uma roda
Juqueri, Juqueri
Quem é louco fica aqui
O lamento de Píndaro; Pimentel, Cid - Hucitec - SP, 1987 - Ilust. Dança de MatissePostado por Cid Pimentel

Quadros de pacientes de hospício são expostos após 25 anos trancados

Quadro de Aurora Cursino, feito no Hospital Psiquiátrico do Juquery, onde ficou internada de 1944 até sua morte
 Funcionários do Juquery, onde Cursino ficou internada de 1944 até sua morte, no fim dos anos 50, dizem que ela era prostituta, com passagens pela Europa e cursos de pintura.
No prontuário de Aurora Cursino está escrito que ela entrou no Hospital Psiquiátrico do Juquery por "personalidade psicopática amoral". Antonio Magon foi fichado com "ideias delirantes". Ioitiro Akaba sofria de "demência precoce".
Mas pouco além disso restou para contar a história deles dentro do complexo hospitalar, a não ser as obras de arte que deixaram para trás. Depois do incêndio que arrasou o prédio central, de Ramos de Azevedo, há oito anos, sobraram só os quadros, que ficavam guardados noutra casa do terreno.
Trancados ali há 25 anos, só agora são expostos pela primeira vez. Mas o cenário é outro. Estão no Palácio do Horto, casarão que serve de residência de verão para o governador do Estado. Pintaram de amarelo as paredes, para expurgar o branco do sanatório mental.
Não precisava. As cores nas obras desses loucos, se é que os diagnósticos tortuosos permitem essa designação, são suficientes para encher os quartos.
Cursino retrata uma mulher amarelo profundo, no meio de rosas vermelhas que ecoam as contas do colar e o rosto enrubescido. No canto, dá um título à obra: "Rosas da Espanha".
Nos quadros, além das rosas espanholas, ela faz referência a Dorian Gray, herói de Oscar Wilde, dândis de toda sorte, enfermeiras do hospício. Uma moça solitária, de saia levantada e coroa na cabeça, vem com a inscrição "destino devolução".
Muitas das telas ainda têm no canto um adesivo com o preço --seriam vendidas no bazar do hospital. Não chegaram a sair dali, do mesmo jeito que a artista saiu só depois de morta.
Ioitiro Akaba, japonês, teve o mesmo destino. Chegou ao Juquery em 1924 e saiu só quando morreu, 44 anos depois.
Sem muito rigor técnico, estoura a paleta de cores. À maneira dos fauvistas --feras, em francês-- liderados por Matisse, Akaba exacerba detalhes decorativos, distorce a escala de vasos e flores multicoloridos e encharca de tinta suas composições. Divide o mundo entre um Japão minimalista e um Brasil de excessos tropicais. SILAS MARTÍ da Folha de S.Paulo
Foto Palacio do Horto

Abertura hoje, às 12h; de qua. a dom., das 9h às 15h
 Palácio do Horto (r. do Horto, 931, tel. 2193-8282)

sábado, 30 de janeiro de 2010

Saudades...Fernando Pessoa

naifs
Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe...
Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.
Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão?
Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto.. . nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos.
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.
E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades. ..
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

DIA DA SAUDADE

UM POUCO DA HISTÓRIA DE KALININGRADO

Kaliningrado, no Mar Báltico, é um enclave russo com alma alemã, anichado entre a Polónia e a Lituânia. Em tempos ilustres, chamava-se Konisberg e, ainda hoje, se continua a respirar a história e a cultura germânicas.
 Catedral gótica, onde de encontra sepultado o majestoso filósofo Imannuel Kant, demonstração de uma comprovada época dourada de outros tempos, e o Hotel Kaliningrado, mesmo ao lado, testemunho da era soviética posterior à Segunda Guerra Mundial, coabitam, tranquilamente, sob a cumplicidade consentida dos seus habitantes.

Seja como for, assiste-se, visivelmente, a uma “germanização espontânea da região”, por mais que os russos não o queiram admitir : a maioria da população residente, fiel, no fundo, à sua história, vai reivindicando a sua própria herança, ora com contornos que fazem ressuscitar a antiga Prússia, ora voltando a pegar “nas insígnias do III Reich”. 
 Não resta a menor
dúvida sobre o fundamento desta opção, por parte das gentes locais : esta espécie de “nostalgia germânica” tem, provavelmente, as suas raízes profundas num “separatismo latente”, desencadeado, naturalmente, pela actual situação geopolítica e cultural do enclave.
Em termos da emergência das novas soluções arquitectónicas, por estas paragens, o mote parece querer ser sempre o mesmo . Uma coisa é certa, um dos principais motivos pelos quais os Surreal relembram esta esquecida cidade do leste europeu, prende-se com a linha geral em termos de arquitectura : o gótico impera, sobranceiramente, sobre os recantos da cidade, de tal modo que a velha e saudosa Konisberg, que deu ao mundo tantas ilustres figuras de proa, é quem, subtilmente, comanda os novos destinos …
Não deixa de ser, particularmente, interessante poder constatar que as velhas Catedrais continuam a ter o seu peso na memória colectiva dos povos …
Fonte surrealhumanity

Em Kaliningrado, milhares pedem renúncia de Putin


 Cerca de 10 mil pessoas participaram de uma manifestação no enclave russo de Kaliningrado, na região do Báltico, para exigir a renúncia do primeiro-ministro, Vladimir Putin, por causa da alta do custo de vida e do desemprego.
Esta foi uma rara demonstração de descontentamento com o líder do governo, que é popular na Rússia.(Reuters)

Campus Party


Basta uma rápida caminhada pela Campus Party 2010 para reconhecer seu crescimento. Batizada de "a maior festa mundial da internet", a feira se ancora pela terceira vez no Brasil no alto de seus 12 anos de existência. De quebra, reuniu mais de 6 mil pessoas, ou melhor, campuseiros, que se mudam equipados com malas e barracas para acampar por sete dias no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.

O evento surpreende. Os milhares de computadores enfileirados dão conta de mostrar a grandiosidade da proposta e o amadurecimento da internet no Brasil. Nos anos anteriores, a procura era menor e a adesão cresce à medida que o conceito digital se expande entre os brasileiros. Atualmente, 65 milhões de pessoas estão conectadas à rede mundial de computadores, o que representa 1/3 do vasto Brasil.
Há fidelidade e dedicação por parte do público. Lá não se larga a máquina e nem se perde o lugar. A maioria acampa pelos sete dias de evento a fim de se manter antenado às novidades, acompanhar palestras e trocar experiências digitais realizadas com o aporte publicitário de R$ 7,6 milhões.Fonte:adnews.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lady Gaga

  (Foto: Getty Images)
Lady Gaga (nascido em 28 de Março de 1986) é uma cantora pop conhecida para melhor smash singles como "Poker Face" e "Bad Romance". Seu nome verdadeiro é Stefani e Joanne Germanottaa cada dia que passa um vem surpreendendo todos com seu trabalho.
Seu primeiro CD, intitulado "The Fame" está fazendo um grande sucesso, sendo que suas músicas fazem referências ao pop, electro e rock dos anos 80. Inicialmente o álbum foi lançado com 12 faixas Distribuído somente no Canadá, mas Devido ao sucesso, houve uma reedição contendo 14 faixas ea distribuição desta vez foi em  Âmbito Mundial. 
Singer Lady Gaga gestos durante um anúncio de sua parceria de longo prazo com uma Polaroid como diretor criativo da marca em uma linha de produtos da Pré-especialidade no 2010 International Consumer Electronics Show em Las Vegas Convention Center 7 de Janeiro de 2010, em Las Vegas , Nevada.
Fotos: David Becker
CES, a maior do mundo tradeshow anual de tecnologia de consumo, aconteceu no dia 10 de Janeiro de aproximadamente 2,500 expositores mostrando seus mais recentes produtos e serviços para cerca de 110,000 pessoas.
O que mais me chamou atenção na Lady Gaga além da voz uma maneira de se vestir e seu próprio estilo irreverente.

escritora norte-americana Joyce Maynard

"Abandonada no Campo de Centeio", uma escritora norte-americana Joyce Maynard revela como foi seu relacionamento amoroso com o escritor norte-americano JD Salinger.
Em uma obra Bombástica, feminista e muito sensível, Joyce conta como ocorreu sua Aproximação com Salinger.

Nélida Piñon vence prêmio com "O Aprendiz de Homero"

 
Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon leva mais um prêmio, agora com "O Aprendiz de Homero"
A escritora carioca Nélida Piñon, 72, venceu, nesta sexta-feira (29), o prêmio literário Casa de las Americas na categoria Literatura Brasileira com "O Aprendiz de Homero".
 A obra reúne ensaios sobre temas e personagens literários, como Dom Quixote, Capitu e Ulisses. O livro também traz os discursos de agradecimento da escritora ao receber prêmios importantes, como o Príncipe de Astúrias e Menéndez Pelay fonte folha  Online

Itália inaugura auditório de Niemeyer

Após dez anos de controvérsias, a Itália inaugura nesta sexta-feira na medieval e turística Ravello um moderno auditório desenhado pelo centenário arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, a quem é dedicada uma homenagem de três dias com concertos, palestras, danças e filmes.

fotos arqpb
O Auditório de Ravello, também chamado de Auditório do Niemeyer, com capacidade para 400 pessoas, foi idealizado há uma década pelo arquiteto de 102 anos,

 e aponta para o mar Mediterrâneo como uma folha ondulada que se perde entre limões, buganvílias e alfazemas..

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Brasil volta a ter maior taxa real de juros do mundo


Em reunião nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 8,75%. Segundo levantamento feito pela UPTrend Consultoria Econômica, com a decisão, o Brasil voltou a ter a maior taxa real de juros do mundo na projeção para os próximos 12 meses.

A taxa real é a Selic menos a inflação, o que dá 4% ao ano. Em segundo, vem a Indonésia, com 3,6%. Na última reunião do Copom, em dezembro, o Brasil estava em segundo lugar, com a China em primeiro. De acordo com reportagem do UOL Notícias, é a quinta reunião seguida em que a taxa fica nesse o

 Brasil voltou a ter a maior taxa real de juros do mundo na projeção para os próximos 12 meses.
foto da coluna Antonio Carlos
 A taxa real é a Selic menos a inflação, o que dá 4% ao ano. Em segundo, vem a Indonésia, com 3,6%. Na última reunião do Copom, em dezembro, o Brasil estava em segundo lugar, com a China em primeiro. De acordo com reportagem do UOL Notícias, é a quinta reunião seguida em que a taxa fica nesse nível. Fonte Blog Filtro

O que é realmente bom nessa vida despenteia





É preciso deixar que a vida te despenteie, por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade.

Escritor americano J.D. Salinger morre aos 91 anos


Escritor norte-americano, nascido em 1919, Jerome David Salinger, foi um símbolo da juventude norte-americana da década de 50, retratando-a e captando a sua linguagem, problemas e experiências. Filho de pai judeu e mãe católica irlandesa, aos dezoito anos teve a oportunidade de passar 5 meses na Europa. Quando regressou aos Estado Unidos, ingressou na Universidade de Nova Iorque e em 1939 inscreveu-se na disciplina de contos na Columbia University, cujo professor era Whit Burnett, fundador da revista Story Magazine.
Combateu na Segunda Guerra Mundial e esteve envolvido na invasão da Normandia.

Salinger é um dos grandes clássicos da literatura norte-americana sendo "À Espera no Centeio", o seu livro mais conhecido e aquele que melhor revela a vida da rica burguesia nova-iorquina, o vazio social e os falsos valores encontrados pelos jovens da época.

 O seu realismo irónico encontra-se também em obras como "Nine Stories" (1953), "Franny and Zooey" (1961), "Raise High the Roof Beam"," Carpenters" (1963) e "For Esmé - With Love and Squalor" (1986). É também autor de inúmeros contos, muitos deles publicados nas prestigiadas revistas "Esquire" e "New Yorker". morreu em New Hampshire aos 91 anos, informou o jornal New York Times nesta quinta-feira.(Reuters).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010


Fórum Social Mundial 2010

Mais de 15 mil pessoas Participam do Fórum Social Mundial
Foto FSM

.
Durante os dia 25 até 29 de Janeiro acontece no Rio Grande do Sul, o "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre", um evento regional com Mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga

Uma das atividades centrais do Fórum Social Grande Porto Alegre está sendo o Seminário Internacional "10 Anos Depois: Desafios e propostas para um Outro Mundo Possível", que contará com uma participação de mais de 70 intelectuais e Dirigentes Sociais do mundo todo --Foto ग्लोबो Neews
Muitos dos Quais integraram o processo de criação e construção do Fórum Social Mundial (FSM) nos últimos dez anos.
Entre no site http://www.fsm10.org/