segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Morre diretor francês Patrice Chéreau, de 'A Rainha Margot

Patrice Chéreau (Photo : Bonan//Alamo/ABACAPRESS.COM)Alamo/ABACA
Patrice Chéreau morreu nesta segunda-feira (7) em Paris, aos 68 anos, após lutar contra um câncer de pulmão, informou o jornal "Liberation".
foto divulgacao
Nascido em 1944 em uma família de pintores, Chéreau era um dos principais nomes da cena francesa e um consagrado diretor de cinema e de ópera.
Alçado à fama desde o final da década de 1960 com seus primeiros sucessos teatrais, o diretor e também ator conquistou o mundo da ópera junto ao compositor Pierre Boulez, dirigindo de 1976 a 1980


 "O Anel de Nibelungos" de Wagner (1813-1883) no festival alemão de Bayreuth.
Sua última montagem,


 a ópera "Elektra", de Richard Strauss (1864-1949), foi ovacionada em julho, no festival lírico de Aix-en-Provence.Mítico diretor do Théâtre Nanterre-Amandiers, nos arredores de Paris, entre 1982 e 1990, o diretor deu ao teatro clássico uma poderosa marca contemporânea.

No cinema, seu trabalho mais conhecido foi a direção do filme "A Rainha Margot" (1994), filme que conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Virna Lisi, que viveu Catarina de Médici no longa, também foi eleita melhor atriz naquela edição do festival.
Chéreau voltou a Cannes como presidente do júri em 2003. 


Seu último filme, "Persécution", com Romain Duris e Charlotte Gainsbourg, foi lançado em 2009.
O diretor da Ópera de Paris, Nicolas Joel, que foi assistente de Patrice Chéreau em Bayreuth, se 
disse "arrasado" com a perda.

"Ele me fez a honra de me tornar seu assistente no festival de Bayreuth. Eu vou guardar de sua amizade uma lembrança brilhante, que me deixa ainda mais emocionado hoje", disse Joel à .
O diretor teatral Olivier Py, que diz ter sido "muito apoiado por Patrice Chéreau" depois de ter sido destituído da direção do Odéon-Théâtre de l'Europe, em março de 2011, manifestou também "imensa tristeza".
google
"Ele era um diretor de uma grande cultura e de grande delicadeza, assim como uma inquietude, mesmo depois de tudo o que ele fez. Eu amei seus filmes, que vi quando jovem. É preciso dizer que ele foi também um grande cineasta, bem como um grande diretor de teatro e ópera."fonte agências/

Nenhum comentário: