quarta-feira, 6 de março de 2013

Qual será o futuro das livrarias?

Foto: Curiosidades Literárias:


-A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Calcula-se que os números de exemplares já ultrapassaram 6 bilhões.,

-Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare.,

-O poeta português Fernando Pessoa foi criado na África do Sul e teve o inglês como a sua segunda língua. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.,

-Guimarães Rosa, famoso escritor brasileiro, morreu três dias depois da sua posse na Academia Brasileira de Letras.,

-Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.,

-O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.,

-Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.,

-Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros. Os números de exemplares ultrapassam 70 milhões.,

-A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.

-A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.
O massacre digital de livros eletrônicos e varejistas on-line à la Amazon colocaram as livrarias em uma encruzilhada existencial. Espera-se que livros digitais tenham superado a venda de títulos impressos em 2015 na Grã-Bretanha, afirma Sam Hancock, gerente de produtos digitais da Harper Collins, e até antes disso nos EUA. Com o ocaso da HMV,

aquela fundamental loja física de música, ainda fresco na memória de todos, as livrarias não virtuais parecem estar gozando de uma sobrevida. Então, a pergunta é: qual o futuro da livraria?
Esta era a questão mais importante na ponta da língua de todo mundo em um evento

recente na maior livraria Foyles em Charing Cross Road, Londresr loja da , onde alguns dos mais importantes agentes literários, autores, gerentes de marketing e livreiros britânicos se reuniram recentemente.
Foto: "A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música"
(Confúcio)

Boa noite, bons sonhos e deliciosas leituras *-*
Para que uma livraria continua a ser bem–sucedida, é necessário aprimorar a experiência da compra de livros. A tendência de não apenas incorporar cafés a livrarias, mas também de colocá-los no último andar faz sentido na medida em que atrai os compradores para os andares superiores, o que certamente os encorajará a passar mais tempo na loja e gastar mais.
O consenso é que as livrarias precisam se tornar destinos culturais onde as pessoas estejam dispostas a desembolsarem uma quantia considerável para ouvir uma boa apresentação de música e assistir a um filme ou a uma palestra. A programação terá que ser inteligente e o

Foto: "Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros;
Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água;
Ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros!" 
Jorge Luis Borges


espaço confortável. A tendência comum de compradores que observam os livros em lojas e os compram on-line posteriormente faz algumas pessoas se perguntarem se faz sentido cobrar as pessoas por esse privilégio. Uma ideia mais atraente pode ser um esquema de associação como aqueles oferecidos por museus e outras instituições culturais.
Foto: Viver é...

"Viver é uma peripécia. Um dever, um afazer, um prazer, um susto, uma cambalhota. Entre o ânimo e o desânimo, um entusiasmo ora doce, ora dinâmico e agressivo. 
Viver não é cumprir nenhum destino, não é ser empurrado ou rasteirado pela sorte. Ou pelo azar. Ou por Deus, que também tem a sua vida. Viver é ter fome. Fome de tudo. De aventura e de amor, de sucesso e de comemoração de cada um dos dias que se podem partilhar com os outros. Viver é não estar quieto, nem conformado, nem ficar ansiosamente à espera. 
Viver é romper, rasgar, repetir com criatividade. A vida não é fácil, nem justa, e não dá para a comparar a nossa com a de ninguém. De um dia para o outro ela muda, muda-nos, faz-nos ver e sentir o que não víamos nem sentíamos antes e, possivelmente, o que não veremos nem sentiremos mais tarde. 
Viver é observar, fixar, transformar. Experimentar mudanças. E ensinar, acompanhar, aprendendo sempre. A vida é uma sala de aula onde todos somos professores, onde todos somos alunos. Viver é sempre uma ocasião especial. Uma dádiva de nós para nós mesmos. Os milagres que nos acontecem têm sempre uma impressão digital. A vida é um espaço e um tempo maravilhosos mas não se contenta com a contemplação. Ela exige reflexão. E exige soluções. 
A vida é exigente porque é generosa. É dura porque é terna. É amarga porque é doce. É ela que nos coloca as perguntas, cabendo-nos a nós encontrar as respostas. Mas nada disso é um jogo. A vida é a mais séria das coisas divertidas. "

(Joaquim Pessoa)
Para sobreviver e crescer, as livrarias devem celebrar o livro em todos os seus formatos: raros, usados, digitais, editados de maneira independente e assim por diante. Leitores digitais e híbridos deveriam ter a opção de poder comprar livros eletrônicos presencialmente, e novos autores também deveriam ter acesso a máquinas de impressão de livros de uso fácil.
Foto: "Eu jamais chegaria aonde cheguei se só andasse em linha reta. Tive que voltar atrás, andar em círculos, perder dias, perder o rumo, perder a paciência e me exaurir em tentativas aparentemente inúteis pra encontrar um quase endereço, uma provável ponte: a entrada do encontro. Acertei o caminho não porque segui as setas, mas porque desrespeitei todas as placas de aviso"
[Marla de Queiroz]
A livraria do futuro terá que trabalhar duro. O serviço terá que ser personalizado e bem informado, os estoques selecionados a dedo, os ambientes bem projetados e os eventos culturais empolgantes. Ninguém parece ser capaz de prever se as redes de livrarias ou suas primas independentes estão com a vantagem.
Foto: “As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui para satisfazer as delas. Temos que nos bastar, nos bastar sempre, e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. As pessoas não se precisam, elas se completam, não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.”

(Mario Quintana)


Bom diaaaaa *-*
Fontes: The Economist-A real cliffhanger/imagens retirada facebook e google

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