segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O poeta Richard White que recitou na posse Obama

Photobucket
O poeta Richard White, filho de exilados cubanos, diz que se sentiu uma "conexão espiritual" com Barack Obama presidente dos EUA, desde que invadiram o cenário político.

Branco diz que sua afinidade para Obama que emerge de seu próprio sentido de vida entre mundos diferentes. O poeta é latino e gay, e trabalhou como engenheiro civil. Suas obras estão cheias de nostalgia por coisas e cheiros da terra de seus pais deixaram para trás, relata o New York Times. Agora, Obama decidiu que Branca vai se juntar figuras poesia notáveis, como o falecido Robert Frost e escrever uma peça para a sua inauguração em 21 de janeiro, no Capitólio.
O presidente empossado oficial um dia antes, na Casa Branca, como exigido pela Constituição. 

Branco será o Latino primeiro a escrever um poema para uma cerimônia de inauguração desta natureza, e em quinto o escritor, depois de Frost, Maya Angelou, Williams Miller e Alexander Elizabeth.
"Desde o início da campanha, me identifiquei completamente com a história de sua vida e do jeito que ele fala de sua família e, claro, seu fundo multicultural", disse White disse ao The New York Times.
"Houve sempre uma ligação espiritual nesse sentido. Desculpe, de alguma forma, quando eu estou escrevendo sobre minha família, eu estou escrevendo sobre ele."
Addie Whisenant, porta-voz do Comitê da Posse Presidencial, disse que Obama escolheu Branca porque seus poemas, "muito pessoal, baseada na idéia do que significa ser americano."
Branco, 44 ​​anos, nasceu na Espanha e criado e educado em Miami, onde sua mãe era uma caixa de banco e seu pai, um contador. A história da família diz que o poeta foi nomeado para Richard M.
Nixon, presidente favorito de seu pai, por sua postura contra Fidel Castro.
Ele trabalhou como engenheiro civil antes de ligar para a poesia. Ajudaram pontes de design, melhorias de estradas e um plano arquitetônico para South Miami.
Mas então comecei a me perguntar sobre sua identidade, a origem de seus pais e se sentiu "uma profunda necessidade de escrever", disse ele.
"SALA DO FLORIDA"
A primeira coleção de poemas de Branco, Cidade das Cem Incêndios, ganhou o prêmio de poesia 1997 Agnes Lynch Starrett e foi publicado pela University of Pittsburgh Press. Ele ensinou por um tempo na Central Connecticut State University, Universidade de Georgetown e da Universidade Americana, em Washington, continuando seu trabalho como engenheiro.
Recentemente completamente abandonada engenharia para escrever em tempo integral.
Enquanto cidade dos cem Incêndios e segundo livro de White, Indicações para a Praia do Morto (Universidade do Arizona Press, 2005) explora a sua herança cubana, a sua mais recente coleção Olhando para o Motel Golfo, publicado no ano passado, incorpora sua vida como um homem gay na cultura conservadora cubano.http://www.cabaiguan.net/profiles/blogs/obama-nombra-al-cubanoamericano-richard-blanco-primer-poeta-inaug

Nenhum comentário: