segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Discurso de posse, reeleito dos EUA, Barack Obama,

Obama se prepara para fazer discurso depois do juramento (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)(Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, fez nesta segunda-feira (21) um apelo pela união dos Estados Unidos em seu discurso de posse, para para vencer obstáculos na economia, na educação e na infraestrutura.
 
"Agora, mais do que nunca, devemos fazer essas coisas juntos, como uma só nação e um só povo", disse Obama diante de milhares de pessoas nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso dos EUA.
Em discurso nas escadarias do Capitólio, o democrata reiterou o compromisso norte-americano com a liberdade e prometeu, em seu segundo governo, proteger os mais vulneráveis.

Obama afirmou que o povo americano não pode mais enfrentar os problemas do mundo moderno sozinho, mas apenas em cooperação com seus parceiros.
O democrata afirmou que esta geração de americanos foi testada por uma década dura, de guerras e crise econômica, que estão acabando, mas tem todas as características que o mundo moderno precisa.
O presidente reeleito fez uma autocrítica, afirmando que muitos programas do governo são ultrapassados, e disse que o país precisa se lembrar das "lições do passado" ao seguir em frente.
 
Obama também citou a questão ambiental, afirmando que cabe aos EUA um papel central na preservação do planeta.
'Responderemos à ameaça da mudança climática, conscientes de que, se não o fizermos, estaremos traindo a nossos filhos e às futuras gerações", disse.
Cerimônia pública
Obama discursou logo após prestar seu juramento público, nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em uma cerimônia prestigiada pela cúpula do Partido Democrata e também por importantes membros do rival Partido Republicano, como o senador John McCain, derrotado por Obama em 2008, e Paul Ryan, vice-candidato na chapa derrotada pelo democrata em 2012.
 Os ex-presidentes americanos vivos também vieram, com a excessão de George Bush Pai, que está doente, e de seu filho, George W Bush.

Mas marcaram presença o democrata Jimmy Carter e o também democrata Bill Clinton e sua

mulher Hillary, atual secretária de Estado.
Obama reassume em um tom mais moderado que o adotado em sua primeira e histórica posse, em 2009, mas, segundo analistas, mais livre para deixar seu legado na história dos EUA.
Obama foi reeleito em 6 de novembro, após vencer o republicano Mitt Romney em uma disputa dura.
 Tecnicamente, diante da Constituição dos EUA, a
posse de Obama e a de seu vice, Joe Biden, ocorreram no domingo, em cerimônias discretas.
Quando o dia estabelecido pela Constituição para a posse, 20 de janeiro, cai em um domingo, a festa pública em Washington é protelada para o dia seguinte.
A difícil disputa eleitoral em 2012,
o desemprego persistentemente elevado durante o primeiro mandato e confrontos fiscais com a oposição republicana no Congresso - tanto no passado como no futuro - moderaram a esperança que Obama simbolizava quando assumiu o cargo em 2009, quando obteve a vitória sobre o senador John McCain e se tornou o primeiro presidente negro dos EUA.

imagens AP e G1

Nenhum comentário: