terça-feira, 9 de março de 2010

O modelo islandês?

"Nós pedimos que as pessoas comuns, agricultores, pescadores, médicos, enfermeiros, professores Suportar uma forma de uma carga fiscal que tenha Sido criado pelos banqueiros gananciosos e irresponsáveis", presidente Olafur Ragnar Grimmson.
Foto Reuters
Para uma primeira tentativa, foi um golpe de mestre! No primeiro referendo da história do País, mais de 93% dos islandeses um plano que rejeitaram os obrigaria a pagar uma falência em outubro de 2008, o Banco IslandÊs Icesave,
pagando 5,3 bilhões (3, 8 bilhões de euros), principalmente no Reino Unido e Holanda. O colapso do Icesave tinha efectivamente atingido, em particular os seus clientes do Reino Unido e na Holanda, e que o governo tinha compensado.
Apenas 2% dos islandeses aceitaram o plano, que custaria 100 € por mês para cada cidadão, por oito anos ... O Parlamento de Reiquiavique
Reiquiavique /Fotos de appelsin e Gariblu.
tinha aprovado uma restituição foi anulado, bem como o governo, que preferiu não se pronunciar sobre o referendo, decidindo que os termos do debate mudou desde a votação de MPs.
O presidente Olafur Ragnar Grimmson em janeiro passado, ele havia se recusado um ratificar uma lei aprovada. Londres e Haia estão considerando uma renegociar os termos da sua dívida, mesmo que os britânicos ameaçaram Islândia destino reservado aos parias Financeira.
O exemplo IslandÊs está dando idéias para os gregos? fonteLe Monde Diplomatique

Nenhum comentário: