quinta-feira, 4 de março de 2010

Morre Johnny Alf, um pioneiro da bossa nova

 Não apenas o maestro Tom Jobim, mas grandes músicos brasileiros e internacionais também reverenciam e reconhecem a contribuição musical de Johnny Alf para a música, como João Gilberto e Baden Powell.
FOTO DIVULGAÇÃO
Filho de doméstica, Johnny Alf perdeu o pai muito cedo. A dona da casa onde morava comprou um piano para os filhos estudarem. Vendo o interesse do garoto, resolveu pagar seus estudos de piano. Johnny teve, então, uma primeira noção de música erudita aos nove anos de idade.
foto do portal LuisNassif
Aos 14 anos, encantou-se com o cinema norte-americano e, a partir daí, conheceu o jazz. Começou a atuar junto ao Instituto Brasil-Estados Unidos, ajudando a criar uma ponte entre a música dos dois países, trazendo para a música brasileira as harmonias sofisticadas do jazz.
Quando assumiu a carreira musical, foi disputado por todas as boates do Rio de Janeiro. Nessa época, início dos anos 50, já era conhecido pela incrível técnica e harmonização e também pelas composições. João Gilberto, Tom Jobim e outros músicos que despontaram como os principais nomes da Bossa Nova ficavam horas apreciando Johnny Alf tocar, na boate Plaza, no Rio.

Alfredo José da Silva ou Johnny Alf, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1929.Um dos precursores da bossa nova, morre nesta quinta-feira aos 80 anos em Santo André (SP) em decorrência de um câncer de próstata avançado.fonte Catacra e Reuters

Nenhum comentário: