sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O tumultuoso reinado de Nina Simone Por Nadine Cohodas

  Em 1960, apo Um anoso primeiro álbum de Nina Simone, "Little Girl Blue" foi lançado, o poeta Langston Hughes esforçou-se para colocar o recurso de música de Simone e Presença --

Que sombria uma voz, que piscavam Olhar - em palavras. "É estranho", Hughes escreveu no diário Chicago Defender. "Assim são as peças de Brendan Behan, Jean Genet e Bertolt Brecht. Ela está longe, e ao mesmo tempo comum. Assim são os ovos crus em Worcestershire.
Nadine Cohodas / Jason Johnson Miccolo
Hughes estava começando a ficar aquecido. "Ela é diferente. Assim foi Billie Holiday, São Francisco e John Donne. Então é Mort Sahl, é assim Ernie Banks." Continuou Ele: "Ou você gosta dela ou não. Se você não fizer isso, você não vai. Se você fizer - wheee-ouuueu! Você faz!"

Simone logo fez amizade com Hughes, e Através dele, ela mergulhou no coração pulsante da intelectualidade jovem negro era que, tornando-se perto do James Baldwin e Lorena Hansberry, Que se Tornaria a madrinha com a filha Simone. Que era Simone absurdamente talentosos já estava claro. Mas Sam Falk / The New York Times
O resultado foi uma música impressionante, "Mississippi Goddam", escrito por Simone na sequência dos atentados de 1963 uma igreja de Birmingham e do assassinato do defensor dos direitos civis Medgar Evers.


Em muitos aspectos, representou o auge do que se Tornaria uma carreira longa e confusa. "Alabama's got me tão chateado", cantou Simone. "Tennessee me fez perder meu Rest. / Mas todo mundo sabe sobre o Mississippi Goddam".

Foi uma canção que ela não inserido pelotão da frente, pelo menos, musicalmente, do Movimento dos Direitos Civis. Sua gravação é um momento fascinante que Nadine Cohodas, se túrgidas nova biografia de Simone,


"Princess Noire", baseia-se na direção e depois se afasta. No caso de sua carreira, que estava caindo um longo, lento e doloroso para uma doença mental, uma megalomania eo comportamento Cada vez mais estranho.


Nina Simone nasceu Eunice Waymon em Tryon, Carolina do Norte, em 1933. Ela foi uma das oito crianças. Seu pai Trabalhou uma Variedade de trabalhos (Cook, lavanderia, barbeiro),

e sua mãe era um pastor metodista. As pessoas sabiam que ela era especial Imediatamente. Quando ela tinha 8 meses de idade, ela poderia cantarolar "Down by the Riverside." Às 2 ½ que ela poderia desempenhar um órgão de igreja.

Simone era sonho se Tornar um pianista de concerto, e ela estudou brevemente na Juilliard. Ela ficou arrasada quando ela foi recusada pelo Curtis Institute of Music, na Filadélfia, uma rejeição QUE PODE TER SIDO motivado por racismo, a sra. Cohodas escreve.

Para pagar o aluguel Simone Começou a tocar em bares, onde Tratou mapa Quase como considerandos concerto. Ela Começou a cantar assim como o jogo e levou Nina Simone como nome artístico em parte, a sra. Cohodas sugere, para esconder da mãe que estava tocando em lugares às vezes Desagradaveis.

                                   Gal From (Joe de Nina Simone Sings Ellington!, 1962)

Simone tinha, quase Imediatamente, um efeito elétrico sobre os ouvintes. Ela trouxe para o palco, escreveu um crítico, "uma atmosfera de luzes azuis e tristes lembranças." No seu primeiro LP Simone gravou uma versão de "I Loves You, Porgy", e Tornou-se um hit Top 20.
Em pouco tempo ela estava jogando não Village Vanguard de Nova York e Newport Jazz Festival, mesmo aparecendo em "A Ed Sullivan Show".

E ela foi Deitando fora as canções que define a parte inicial de sua carreira: "Don't Let Me Be Misunderstood", "Sinnerman", "Feeling Good", "I Put a Spell on You".

Desde o início o público e os críticos pinagem Tiveram problemas Simone baixo. Ela era um pianista clássico, mas seu trabalho também inspirou-se em jazz, gospel, blues, folk e canções arte européia.


Quando o escritor de jazz Ralph J. Gleason descreveu como "uma rainha exótica de algum ritual secreto", ele estava comentando sobre seu comportamento, tanto quanto seu som.

Simone foi um remoto e formidável presença em palco, não tem medo de parar um midchord Canção Para mastigar talky um membro da platéia. Ao jogar no Apollo Theater não Harlem, em 1961, ela retrucou: "Para uma primeira vez em suas vidas em, agem como Senhoras e Senhores Deputados, no Apollo."

Sua ira transbordou do palco também. Depois Animais teve um sucesso em 1965 com "Don't Let Me Be Misunderstood", uma canção que foi escrita por Simone, ela enfrentou o vocalista da banda, Eric Burdon.

"Então você é um cabaré", disse ela, "Quem roubou minha música e tem uma batida de fora?"
Simone se Tornou Cada vez mais politizado sem final dos anos 1960 e início dos 70.

Ela gravou algumas canções comovente e intenso, - incluindo "Quatro Mulheres" e "To Be Young, Gifted and Black", Baseado em um jogo de derivados de escritos inacabados Hansberry --

E começou a vesti-la em sidemen dashikis. Mas ela também alienado audiências, mostrando-se atrasado ou não em todos, intimidando-os do palco.

                                    Marriage Is For Old Folks (I Put a Spell On You, 1965)
A segunda metade da "Princesa Noire" Crônicas lenta descida de doença mental em Simone, ela foi finalmente diagnosticada como esquizofrenia, a sra. Cohodas escreve. Há tentativas de suicídio e momentos assustadores no palco e nos hotéis.

Quando uma amiga Simone levou um uma revista musical, em Washington, ela começou a falar ao palco artistas de seu assento.

Ela foi dada a amarga palco expressões como "eu não uso pintado um sorriso no rosto meu, como Louis Armstrong." Ela Exigiu que ser chamado de "Dr. Simone" Depois de Receber um doutoramento honoris causa Amherst College. Ela Declarou em uma entrevista a ser uma reencarnação de uma rainha egípcia.

Nina Simone foi casada duas vezes

e teve uma filha, Lisa, mas para muitas pessoas, muitas vezes ela parecia solitário.

Ela não cuidar do seu dinheiro e estava com problemas financeiros constante. Ela deixou os Estados Unidos em 1973 e Viveu na Libéria e em Barbados antes de se mudar para a França,

onde morreu em 2003, aparentemente depois de um acidente vascular cerebral.

foto Roland Godefroy na França 1982
Simone escreveu uma autobiografia, "I Put a Spell on You", que foi publicado em 1991, mas a Sra. Cohodas é convincente sobre o tema das Deficiências factuais que livro.

s. Cohodas Claramente fez sua pesquisa, mas "Princess Noire" Continua a ser uma biografia estranhamente distanciado e Quebradiços.
O livro descrevê atrás um concerto do entorpecente, até patter todos que o palco se confunde em sua mente.

As vezes ele lê menos como uma biografia do que uma série de revisões de desempenho despersonalizada arrancado da Variety. O Arco de história de Simone a vida se torna confusa e muitas vezes perdida.


Leitura "Princess Noire," Você também Deseja que uma Senhora Cohodas Cujo livro anterior era uma biografia de Dinah Washington, uma colocar sua voz crítica a uma maior utilização.
Nina Simone registrou uma avalanche de música ( "Eu fiz 39 discos, e eles pirata 70", queixou-se na década de 1980), muita dela lame.

s. Cohodas não gastar muito tempo vadear Através deste material, ajudando-nos a compilar listas de dirigir ou nosso mental-nos rumo digno, menos conhecidas gravações de Simone.

"O talento é um fardo, não uma alegria", disse Simone, durante um desleixado, 1978 concerto desconfortável não Royal Albert Hall em Londres. "Eu não sou deste planeta. Eu não vir de você. Eu não sou como você."


Nina Simone não foi, esta biografia esclarece, bem como qualquer um. Naquela noite, em Londres, ela puxou-se juntos e tocou uma canção final, uma versão dark de "I Put a Spell on You". E então ela saiu do palco. postado http://www.nytimes.books

Nenhum comentário: