segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

No Museu Naked: falar, pensar, Encountering

Uma foto tirada em um iPhone mostra "O Beijo", parte da mostra de Tino Sehgal de arte efémera no Museu Guggenheim.
Se você sempre quis ver o interior do Guggenheim Museum em seu estado primitivo, agora é a hora. Para o show solo do jovem artista europeu Tino Sehgal, da rotunda grande espiral, recentemente em chamas com Kandinskys, foi esvaziados. Não é uma pintura em vista.
No entanto, o espaço não é vazio. No chão da rotunda de terra, um homem e uma mulher se entrelaçam em uma mudança, slow-motion amoroso abraço. Nas rampas acima, as pessoas andam e falam em pares ou em grupos em um ritmo calmo, com novos participantes periodicamente juntar conversas, como os outros cair fora.

As coisas são um problema para o Sr. Sehgal, que mora em Berlim e estudou economia política antes que ele estudou dança. Ele acha que o mundo tem muitos deles, que a produção é incessante e tecnologia destrutiva. Sua arte é uma resposta a estas realidades percebidas como eles jogam fora microcosmicamente no contexto da indústria do art. Seu objetivo é criar uma contra-modelo: para fazer alguma coisa (situação) de praticamente nada (ações, palavras) e, em seguida, deixar que algo desaparecer, não deixando nenhum traço físico potencialmente comercializáveis.
Agora, ele tem tido shows solo desde seu mid-20s e tornou-se um dispositivo elétrico no circuito internacional bienal. Foi mostrada nos seguintes museus e bienais:Museu de Arte Moderna de Nantes (2002), Bienal de Berlim (2005), Kunsthaus Bregenz (2005) e Museu de Arte Contemporânea de Chicago (2007.Esteve no BrasilKiss,  O MEDIO É O MUSEO, Museu de Arte Contemporânea de Vigo, 2008.


Tino Sehgal" começou no dia 29 de janeiro até  até 10 de março no Museu Guggenheim, 1071 Fifth Avenue, na 89th Street, (212) 423-3500, guggenheim.org. Fonte HOLLAND COTTER/

Nenhum comentário: