sexta-feira, 13 de junho de 2008

BRIC A BRAC NA CAIXA


Cultura
CAIXA CULTURAL ABRE AS PORTAS PARA MAIS TRÊS EXPOSIÇÕES
Brasilia, 12 de Junho de 2007
A semana promete ser agitada para os brasilienses que gostam de cultura. Além de atrações como sessão de cinema, lançamentos de livros, show de Paulinho Moska, e de exposições sobre a mandioca e sobre a fé dos romeiros, mais três mostras serão abertas, na próxima sexta-feira. São gravuras, pinturas, desenhos e até mesmo uma retrospectiva de uma revista experimental que divulgou a poesia no país. Todas as exposições estarão em cartaz até o dia 15 de julho.

Juliane Fuganti e Marcelo Conrado inauguram a mostra Memórias Urbanas. Ela apresenta 20 peças, entre cerâmicas e gravuras, que aliam a força e resistência à sutileza e rigor nos traços. Marcelo Conrado traz 30 pinturas em acrílico, que abusam da multiplicação de linhas e traços, e exalam uma energia pura, gestual e expressiva, influenciada pelo caos. Juntos, os artistas refletem sobre os desafios de fazer arte em meio às agressões do cotidiano.

Ainda no tema gravura, Leda Watson vira o assunto de cabeça para baixo, por meio de 13 quadros de gravuras em metal, na mostra Desconstrução da Gravura. A artista remexeu o baú de criações, alterou formatos e criou novas propostas, que reinventam antigos trabalhos. Leda, que há quarenta anos se dedica a realizar exposições, workshops e palestras no Brasil e no exterior, lança também um livro, Gravuras de Sonho, que traz técnicas originais.

Leda Watson é uma das mais destacadas gravuristas do país. Como arte-educadora, criou o 1º Núcleo de Formação de Gravadores em Brasília. Criou ainda o 1º Museu de Arte de Brasília. Por seis anos, coordenou o Programa de Museus da Secretaria de Cultura do DF. Aposentada como professora desde 1995, ela vive a rotina de artista em tempo integral.

Para fechar a intensa programação de exposições, o público terá a oportunidade de revisitar a história de uma revista brasileira que atinge a maioridade. Bric-a-Brac, Maior Idade, faz uma releitura dos 21 anos da publicação que explorou como poucas a poesia brasileira. Artistas gráficos e plásticos, escritores, fotógrafos e jornalistas produziam a revista, que estampou figuras como o poeta pantaneiro Manoel de Barros, o bibliófilo José Mindlin, o sambista Paulinho da Viola, a psiquiatra Dr. Nise da Silveira e Caetano Veloso.

Além da exposição, será lançado um catálogo com trabalhos inéditos e um clip-documentário com depoimentos e histórias da revista, que entrou para a história das publicações de Brasília. Na mostra, é possível conferir fotos dos encontros entre a equipe e os entrevistados, capas da revista em grande dimensão , linha do tempo com as páginas, e vitrine de correspondências. A revista nasceu na livraria Presença, no Conic, e foi editada pelos jornalistas Luis Turiba, Lúcia Leão, Regina Bittencourt e pelo designer Luis Eduardo Resende, Resa.

Serviço:

Abertura das exposições:
Memórias Urbanas, Desconstrução da Gravura
e Bric-a-Brac.

abertura: 14 de junho de 2007, 19 h
visitação: de 15 de junho a 15 de julho de 2007
horários: de terça-feira a domingo das 09h às 21h
Local: CAIXA Cultural– SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz
Recepção: 3206-9448
Administração: 3206-9450
Entrada franca

Gerente da CAIXA Cultural: Sônia Schuitek
Assessoria de Imprensa: 3206-8030/8134-9115

Nenhum comentário: