quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sonny Rollins o melhor músico do ano no Jazz Awards pela 2ª vez consecutiva



Nesta quarta-feira (20), o sax-tenorista Sonny Rollins, de 81 anos, levou três prêmios no Jazz Awards, em Nova York. Ele ganhou o prêmio de melhor músico do ano pela segunda vez consecutiva, e levou também os prêmios de melhor álbum e melhor sax-tenorista. As informações são da agência The Associated Press.
Seu mais recente álbum, "Road Shows, vol. 2", que consiste em shows ao vivo no Japão e de sua apresentação comemorativa de 80 anos, em Nova York,
 teve como destaque a performance com o saxofonista Ornette Coleman, foi escolhida a melhor gravação de jazz do ano.


 A reunião entre o saxofonista Joe Lovano (a banda dUs Five), a banda Esperanza Spalding (no baixo) e James Weidman (no piano), ganhou pelo terceiro ano seguido a honraria de melhor pequeno conjunto. O prêmio de melhor conjunto (com muitos membros)
 foi para a Mingus Big Bag, que se dedica a tocar
composições do falecido baixista Charles Mingus.
 O clarinitista israelense Anat Cohen venceu em duas categorias: melhor clarinetista e multi-instrumentista. "É um imenso prazer trabalhar com os músicos do jazz, que são os mais aventureiros, criativos e apaixonados", agradeceu.
 Dois músicos indiano-americanos,
o pianista Vijay Iyer e o
saxofonista Rudresh Manhanthappa, também levaram prêmios em suas categorias instrumentais.
 O baixista Ben Williams, que lançou seu primeiro álbum, "State of Art", em 2011, após vencer o concurso Thelonious Monk International de 2009, foi homenageado como melhor artista revelação.
 Horace Silver, pianista e compositor conhecido por criar canções como "The Preacher," "Sister Sadie," e "Song For My Father", recebeu o prêmio pelo conjunto da obra no jazz.
 O poeta e ativista Amiri Baraka teve seu talento reconhecido com um prêmio pelo trabalho feito no jornalismo sobre o jazz.
 Outros vencedores, escolhidos
:Compositora e arranjadora do ano Maria Schneider
Vocalista Masculino: Kurt Elling
 Vocalista feminina: Gretchen Parlato
Life Achievement em jazz: Horace e  Silver
 
Lifetime Achievement em jornalismo jazz: Palavras e Music Award: Albert Murray
Gravadora: ECM.imagens pesquisa internet

Nenhum comentário: