
Nesta quarta-feira (20), o sax-tenorista Sonny Rollins, de 81 anos, levou três prêmios no Jazz Awards, em Nova York. Ele ganhou o prêmio de melhor músico do ano pela segunda vez consecutiva, e levou também os prêmios de melhor álbum e melhor sax-tenorista. As informações são da agência The Associated Press.
-20111206100755.jpg&sa=X&ei=YsPjT-vFFcPm0QG9vIDRCQ&ved=0CAkQ8wc&usg=AFQjCNEKCYmGvM5GHio9h0E8QZ8ECrlSCg)
Seu mais recente álbum, "Road Shows, vol. 2", que consiste em shows ao vivo no Japão e de sua apresentação comemorativa de 80 anos, em Nova York,

teve como destaque a performance com o saxofonista Ornette Coleman, foi escolhida a melhor gravação de jazz do ano.

A reunião entre o saxofonista Joe Lovano (a banda dUs Five), a banda Esperanza Spalding (no baixo) e James Weidman (no piano), ganhou pelo terceiro ano seguido a honraria de melhor pequeno conjunto. O prêmio de melhor conjunto (com muitos membros)

foi para a Mingus Big Bag, que se dedica a tocar

composições do falecido baixista Charles Mingus.

O clarinitista israelense Anat Cohen venceu em duas categorias: melhor clarinetista e multi-instrumentista. "É um imenso prazer trabalhar com os músicos do jazz, que são os mais aventureiros, criativos e apaixonados", agradeceu.
Dois músicos indiano-americanos,
Dois músicos indiano-americanos,

o pianista Vijay Iyer e o

saxofonista Rudresh Manhanthappa, também levaram prêmios em suas categorias instrumentais.


O baixista Ben Williams, que lançou seu primeiro álbum, "State of Art", em 2011, após vencer o concurso Thelonious Monk International de 2009, foi homenageado como melhor artista revelação.
Horace Silver, pianista e compositor conhecido por criar canções como "The Preacher," "Sister Sadie," e "Song For My Father", recebeu o prêmio pelo conjunto da obra no jazz.

Horace Silver, pianista e compositor conhecido por criar canções como "The Preacher," "Sister Sadie," e "Song For My Father", recebeu o prêmio pelo conjunto da obra no jazz.

O poeta e ativista Amiri Baraka teve seu talento reconhecido com um prêmio pelo trabalho feito no jornalismo sobre o jazz.
Outros vencedores, escolhidos
Outros vencedores, escolhidos

:Compositora e arranjadora do ano Maria Schneider

Vocalista Masculino: Kurt Elling
Vocalista feminina: Gretchen Parlato
Life Achievement em jazz: Horace e Silver

Lifetime Achievement em jornalismo jazz: Palavras e Music Award: Albert Murray
Gravadora: ECM.imagens pesquisa internet

Nenhum comentário:
Postar um comentário