Um grupo de 24 consumidores de quatro faixas de idade e três classes
econômicas, homens e mulheres, reuniu-se para julgar os trabalhos inscritos no
Prêmio Voto Popular 2012, a 26ª versão do certame, que permanece sendo o único
do mundo no gênero. Como acontece desde o ano passado, o prêmio agora inclui a
avaliação de peças, campanhas e ações digitais.http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2012/05/0006
A artista plástica Amélia Toledo, de 84 anos, acredita que uma obra de arte cumpre seu papel quando
consegue estabelecer um diálogo com as pessoas que a observam. Seu trabalho “Caleidoscópio”, instalado na Estação Brás desde 1999, faz justamente isso: cria uma relação direta com as milhares de pessoas que passam por ela diariamente. Ninguém que caminha pela estação consegue ficar indiferente à enorme instalação, que conta com 25 peças de aço de 2 metros de altura por 1,25 metro de largura. Dispostas de maneira a permitir a circulação das pessoas, as placas refletem e distorcem, de forma lúdica, a imagem dos observadores.
As placas possuem diferentes tratamentos. Umas são escovadas, outras são polidas, outras tantas são coloridas, o que cria um jogo cromático interessante para quem se aventura pelo interior do caleidoscópio criado por Amélia Toledo. “O visitante faz um percurso entre o real e o virtual e incorpora-se à obra incluindo sua própria imagem distorcida entre os reflexos”, diz a artista.
Kiss (beijo) Comovocê estava sozinhodentro! Quandoeu me inclineipara fora a seuslábios Arede de túneisde sangue, Escuro etriste,desabou Até ofundo da sua alma. Quando o meubeijopenetrado, Seu calore sua luzDeu Tremorese sustos Parasuasurpresacarne.
A partir de entãoas estradas Essa motivaçãopara a sua alma Você nãoquer que eles sejamabandonados. Quantasflechas,peixes, pássaros,
Toda equipe do filme do cineasta brasileiro Walter Salles dia 23 de maio fala a imprensa:
Walter Salles, sobre a génese do seu filme: "Foram necessários oito anos para fazer este filme. Até tínhamos pensado realizar um documentário que serviria de base.
Esta história diz mais respeito ao período que antecedeu a Viggo Mortensen. Conta o despertar político e social de dois jovens que descobrem uma geografia humana que lhes era estranha."
Walter Salles fala do papel primordial desempenhado pelos atores na construção do filme:
"Considero todos os atores como co-autores deste filme. Fomos mais longe do que o livro permanecendo simultaneamente fiel. Procuramos trabalhar num espírito de improvisação permanente."
Viggo Mortensen, sobre o aspecto contemporâneo do
do livro de Kerouac :tomei consciência do seu lado poetico. "Li o livro para o filme atual. Constata-se igualmente
hoje uma espécie de rejeição da crise económica e das autoridades por parte dos jovens. Portanto tinha chegado a altura oportuna para estriar este filme.
A geração, que o relerão com nostalgia mas jovens, poderão ser pessoas da minha epoca e
identificar-se com esteperíodo, e com o que se passou. O que me agrada neste livro, é que há uma grande liberdade na interpretação.
Walter fez algo de novo com estas personagens. Não se contentou com uma cópia conforme."fonte site oficial de cannes/http://www.festival-cannes.fr/fotos site oficial festival cannes e google
Depois da entrega dos prémios durante a cerimónia de encerramento, os laureados reuniram-se para uma conferência de imprensa. Um a um, responderam às perguntas dos jornalistas. Extractos.
A história que conto baseia-se na promessa que eu e a minha mulher fizemos um ao outro: não nos deixarmos numa situação como a do filme. Observamos isso por todo o lado e é um problema propagado. Vivi isso na minha família e foi o que me levou a fazer Amour.
Matteo Garrone, laureado do Grande Prémio por Reality Não li muito sobre o que se escreveu. Foi uma surpresa para mim porque sei que havia filmes muito bons. A Competição era feroz, mas estou feliz pois o Grande Prémio vai ajudar o filme a encontrar um público mais vasto.
As personagens do filme são tão optimistas que nos apercebemos que se passássemos algum tempo com elas isso far-nos-ia felizes. Para falar fielmente sobre isso, há que apresentar as coisas sob a forma de comédia.
Estou muito feliz por ter este prémio, um pouco surpreso pois é o filme mais longo da Competição. Estava sempre a mudar os diálogos, as actrizes ajudavam-me muito, tentámos dar-lhe uma continuidade.
O que faço vem da minha vontade de fazer, de partilhar, de encontrar a fraternidade no mundo convosco.
Perguntaram-me se não estava triste por muita gente não ter gostado do meu filme. O objectivo de muitos cineastas é agradar
Não é o meu objectivo. O meu objectivo é poder expressar-me com liberdade absoluta e poder deixar algo a alguém.
Mads Mikkelsen, prémio de interpretação masculina Era um momento importante para mim e para o filme. Não se pode ser bom num filme médio.
Durante a minha estadia, não tive a oportunidade de ver outros filmes, mas há muito trabalho a
fazer em Cannes. Metam-me no Júri e virei ver filmes!
Cosmina Stratan e
Cristina Flutur, Prémio de interpretação feminina O ritmo é diferente no cinema. Após dois meses de filmagens estamos aqui com este prémio, é incrível.
Para quase todos os que contribuíram para isto era um primeiro filme. Tínhamos trabalhado muito no passado em pequenos projectos, em curtas-metragensforma..
Queríamos fazer isso entre amigos, em família. Nunca sabemos, quando fazemos um filme, que o sucesso pode chegar desta
Foi espantoso estar aqui, mesmo antes da cerimónia. É a segunda vez que a Turquia recebe um prémio com palma. fotos site oficial festival e pesquisa internet