sábado, 10 de agosto de 2013

Onde começou Dadaísmo Emmy Hennings



Tendo conhecido Hugo Ball enquanto fazia uma apresentação no "Cabaret Simplizissimus" de Munique em 1913.



(Emmy Hennings no palco como "que fala verdade" aranha de 1915 [ + ] (mencionar: Nachlass Hugo Ball und Emmy Hennings / Robert Walser-Stiftung Zurich)
 Ambos teriam se posteriormente tornou-se sua esposa, e foi como fundadora do clube onde se originou o Dadaísmo e  foi escrito primeiro manifesto, em 1916 e inspirado nos 

cafés-cabaret muito populares na cidade de Munique para criar seu clube em Zurique, quando 
emigraram para a Suiça fugidos da Primeira Guerra Mundial, sendo Hugo Ball desertor do serviço militar em seu país.
Não tendo sido a contribuição de Hennings ao Dada profundamente analisada à parte da sua 


relação com Ball, considera-se, no entanto, que a artista teve uma contribuição essencial ao 


movimento, tendo seu espírito criativo, impulsivo e enigmático (em desacordo com a sua própria cultura materialista) representado uma personificação deste .


 Artista de cabaret profissional, Emmy Hennings foi, muitas vezes, a estrela do Cabaret Voltaire, (

“ Cabaret Voltaire. Com este nome formou-se um grupo de jovens artistas e escritores que têm por objectivo criar um centro de entretenimento artístico. A ideia do cabaret consiste em ter apresentações diárias de convidados, fazendo performances artísticas e lendo as suas obras. Os jovens artistas de Zurique, quaisquer que sejam as suas tendências, estão convidados a comparecer com sugestões e contribuições de todo o tipo.”
concebendo novas obras diariamente.

Dançarina

Para você, é como se eu já estava marcado
E estava na lista daqueles que morrer.
Ele me impede de cometer certos pecados.
Como lentamente estou drenagem vida.


E os meus passos são muitas vezes com medo,
Meu coração tem uma batida doentia
E enfraquece a cada dia que passa.
Um anjo da morte está no centro do meu quarto.
Ainda assim, eu danço até que eu estou fora do ar.
Portrait of Emmy Hennings

Em breve vou estar no túmulo.
E ninguém vai aconchegar comigo.
Ahh, dá-me beijos até que eu morra.
Das Brandmal - Emmy Hennings

fonte:http://www.corvalliscommunitypages.com/dada.htm/IMAGENS GOOGLE E PESQUISA INTERNET

Nenhum comentário: