quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mulheres Poderosas Golda Meir

 
foi uma das primeiras a abrir caminho para as mulheres na política. Primeira-ministra de Israel entre 1969 e 1974,estava à frente do país durante a Guerra do Yom Kippur, um dos períodos mais conflituosos do país
Golda Meir Golda Mabovitz nasceu em 3 de maio de 1898. Embora ela tenha nascido em Kiev, na Rússia, ela se mudou para Wisconsin em 1906. Quando Golda era adolescente, ela se tornou um sionista. Um sionista é alguém que trabalha para construir uma pátria para os judeus.

la se formou em Milwaukee Teachers College e em 1917 casou com um homem chamado Morris Meyerson.. Em 1921 eles se mudaram para a Palestina, que hoje é Israel. Eles tiveram dois filhos Sarah e Menachem. Ela adotou o nome hebraico Meir (a brilhar), em 1956. Golda foi ativo na política em Israel.
De volta ao Kibbutz na qualidade de Ministra do Trabalho e da Segurança Social do 1º Governo, 1950.
m 1948, Golda assinou a proclamação da independência para o estado de Israel e serviu na primeira Knesset, o parlamento de Israel.
                                                     Com Hellen Keller, Polly Thompson e Tzipora Sharett em Israel na Primavera de 1951.
 Ela se disfarçou como uma mulher árabe e cruzou a fronteira para a Jordânia. Golda mantiveram negociações secretas com o rei Abdullah da Jordânia. Ela tentou convencê-lo a manter o seu país de invadir Israel, mas ela não foi bem sucedida. Em junho de 1948, Golda Meir foi nomeado embaixador de Israel na União Soviética.
                                                        Com David Ben Gurion, enfrentando a Oposição na Knesset, 1962.
A primeira-ministra Golda Meir com o Ministro da Defesa, General Moshe Dayan, e o Chefe do Estado Maior do IDF, Tenente-General Haim Bar Lev, numa visita às tropas estacionadas nos Montes Golan, Guerra do Yom Kippur, 1973.
Em Washington com Nixon e Kissinger, 1973.



                       Golda assiste à inauguração da Avenida dos Justos entre as Nações no Yad Vashem em Jerusalém, 1 de Maio de 1962.


                                    Com Harol Wilson e Willy Brandt num congresso da Internacional Socialista em Estrasburgo, 1969.



                                                   Golda e Sadat durante a histórica visita do presidente egípcio a Jerusalém em 1977.

Plantando uma árvore em 1974. Um dos seus últimos actos como chefe do Governo. Não resistiria ao desgaste da Guerra do Yom Kippur.
Dando a sopa ao  neto, 1962
No fim da vida. A mãe coragem cessou o combate.
Fotografia e título da revista ParisMatch noticiando a sua morte. Faleceu em Jerusalém a 8 de Dezembro de 1978 vítima de cancro.tenha em descanso.
. fonte imagens  lisboa-telaviv.blogspot.com

Nenhum comentário: