domingo, 2 de junho de 2013

Exposição do artista brasileiro Cildo Meireles na Espanha

Entrevendo, 1970-1994 (Foto: Ben Blackwell)
Deu inicio  nesta sexta-feira (31 de maio)a exposição do brasileiro Cildo Meireles no Palacio de Velázquez, no Parque del Retiro, em Madri,ficara aberta ate 29 de setembro. A mostra, apresentada pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, é fruto de uma colaboração entre a instituição e o Museu de Arte Contemporanea de Serralves, em Portugal, e o espaço Hangar Bicocca, na Itália. A curadoria é assinada por João Fernandes, vice-diretor do Museo Reina Sofia.
Para Pedro, 1984/1993 (Foto: Douglas Gordon)
Obras de diversos momentos da carreira do artista serão exibidas, muitas das quais estimulam a interação do observador.
Espaços virtuais: Cantos IV A, 1967-1968/1974 (Foto: Pat Kilgore)
 Um exemplo é a em Madri um grande túnel de madeira com um ventilador. Já a Espaços virtuais: Cantos IV A, representa a quina de uma sala, com piso de tacos de madeira laqueada, e um fino vão vertical na parede. Essa ótica singular sobre a abstração é um dos elementos que tornou conhecido o estilo do artista.
foto regina bittencourt
O trabalho de Cildo é caracterizado pela sua postura crítica, principalmente no tocante à realidade política do Brasil.
Abajur, 1997/2010 (Foto: divulgação)
 Por meio da relação entre matéria e cotidiano, o artista expõe uma ideologia e faz questionamentos poéticos. O material empregado na arte do brasileiro é quase sempre mundano: 
Cildo Meireles - Projeto Coca-cola
garrafas de Coca-Cola, madeira, notas de dinheiro. O motivo do reconhecimento do 
artista é aquilo no qual esses materiais corriqueiros se transformam – desde enormes instalações e objetos curiosos a vídeos e imagens excêntricas.
foto regina bittencourt
 Assim ele desmaterializa a tradicional obra de arte, criando novos sentidos semânticos e líricos para a percepção da realidade.
fonte :REVISTA VOGUE/imagens vogue e internet

Nenhum comentário: